SÃO JORGE

ATUALIDADE | 60 jovens de São Jorge fazem retiro este fim-de-semana

685views

Cerca de seis dezenas de jovens participam este fim-de-semana, entre 12 e 14 de janeiro, num retiro de preparação para o Crisma, iniciando assim uma caminhada onde o objetivo é estimular o encontro com Cristo.

“O que desejamos é continuar a descoberta que estes jovens fazem na catequese e  que é vivida na família e na comunidade e, depois, nestes retiros conduzi-los ao encontro com Deus, à descoberta da transcendência, o que é muito importante neste tempo em que transitam da adolescência para a juventude” refere o ouvidor padre Dinis Silveira.

O esquema do retiro é o “esquema zero” da Mensagem de Fátima, que promove um autoconhecimento do jovem e coloca-o num plano relacional com outros para, uma vez  reconhecida a sua própria condição poder conhecer um plano mais transcendente até ao encontro pessoal com Deus.

“Estes retiros- esquema zero, esquema um e esquema dois- são metodologias que nos permitem acompanhar os jovens nesta fase de transição até irem para a Universidade” refere o sacerdote.

O retiro, que decorrerá na Pousada da Juventude de São Jorge, será orientado pelo padre Sandro Costa, o responsável pela pastoral juvenil e na ilha e é acompanhado por Jovens.

“É muito difícil constituirmos grupos de jovens nesta ilha pois a ilha é grande mas tem poucos jovens. Assim, aproveitamos estes momentos para nos ligarmos” refere ainda o padre Dinis Silveira sublinhando que estarão no retiro jovens das 13 paróquias da ilha de São Jorge.

IA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.