AGENDA

ANGRA | Agenda. Governo dos Açores promove “Dia Paralímpico”

486views

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, promove e divulga o projeto “Dia Paralímpico”, em Angra do Heroísmo, a 29 de junho, numa parceria com o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).

Trata-se de uma iniciativa de caráter nacional que conta com a presença de vários atletas entre os quais a açoriana Ana Margarida Filipe (Atletismo), a par de André Ramos (Boccia), Diogo Daniel (Badminton) e Miguel Vieira (Judo).   

Esta é a primeira vez que os Açores acolhem o projeto “Dia Paralímpico” do CPP, cujo objetivo visa a divulgação do desporto para pessoas com deficiência junto da população em geral na perspetiva de promover uma sociedade cada vez mais inclusiva.

O “Dia Paralímpico” tem ainda o objetivo de dar a conhecer o desporto adaptado na realidade paralímpica e no contexto dos princípios do “movimento paralímpico” através da demonstração e experimentação por parte do público, de modo a sensibilizar para a importância das modalidades praticadas no bem-estar físico e social das pessoas com deficiência.

Na prática, o Parque do Relvão vai ser palco de experimentação desportiva de 11 modalidades, nomeadamente Atletismo, Badminton, Basquetebol em cadeira de rodas, Boccia, Ciclismo, Futebol para cegos, Goalball, Judo, Polybat, Ténis de Mesa e Tiro. 

Estas modalidades podem ser experimentadas a título gratuito, no dia 29 de junho, das 09h30 às 16h30, com pausa para almoço entre as 12h00 e as 14h00, e terão o devido acompanhamento de técnicos especializados.

Também no dia 29 junho, mas à noite, as mesmas modalidades serão integradas no Desfile Desportivo das Festas Sanjoaninas promovidas pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, autarquia igualmente parceira do projeto “Dia Paralímpico”. 

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.