SÃO JORGE

SÃO JORGE | “Atrasos dos apoios prometidos pelo Governo Regional prejudicam Agricultores Jorgenses”

595views

Isabel Teixeira frisou, esta 6ª feira, que os atrasos do Governo Regional (PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega) nos apoios prometidos e ainda não concretizados aos agricultores estão a “prejudicar esta atividade, também na ilha de São Jorge”.

A deputada socialista falava em São Jorge, à saída de uma reunião com o Presidente da Associação de Agricultores daquela ilha.

Isabel Teixeira frisou que aquilo que os agricultores “dizem e sentem na pele” difere muito das palavras do Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que veio afirmar recentemente que os apoios “estão em dia”, que alguns serão pagos “este ano”, ou mesmo no “decorrer da legislatura”.

“O Governo Regional deve ser pessoa de bem e honrar os seus compromissos. Não deve anunciar apoios que tardam em chegar. Os agricultores precisam desses apoios agora”, sinalizou a deputada do PS, eleita pela ilha de São Jorge.

Isabel Teixeira recordou que o ex-libris da ilha de São Jorge é o seu queijo, de “Denominação de Origem Protegida (DOP), mundialmente reconhecido e aclamado”, frisando que “sem leite não há queijo”.

“Também aqui se verifica mais um incumprimento deste Governo, porque foi prometido aos produtores Jorgenses”, realçou.

Isabel Teixeira recordou ainda que foi aprovado no Parlamento Açoriano, em outubro do ano passado, um projeto de resolução dos próprios partidos que sustentam o Governo Regional, para que o POSEI incluísse um apoio aos produtores de leite de S. Jorge”, nada se sabe.

“Acaba por ser um Governo Regional de faz de conta, que anuncia apoios, cujos partidos que o sustentam até apresentam iniciativas, que inclusivamente o PS votou favoravelmente porque era uma medida que iria ajudar os produtores de leite Jorgenses, mas que, passados 8 meses nada aconteceu, nada saiu do papel. E, mais uma vez, são os agricultores que estão a pagar esta crise do seu bolso, sem apoios do Governo Regional”, salientou.

Outro tema abordado no encontro foi a anunciada realização da Feira Agrícola em S. Jorge, que permanece ainda “sem data para a sua realização”.

Isabel Teixeira insistiu que a construção do novo matadouro de São Jorge, um projeto já apresentado pelo anterior Governo Regional, da responsabilidade do Partido Socialista, “tem de avançar rapidamente, sob pena de podermos perder os fundos comunitários e a oportunidade de melhorar substancialmente o trabalho e os rendimentos dos agricultores Jorgenses”.

“Há obras que têm de arrancar. Com este Governo Regional do PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega, São Jorge não conheceu nenhuma obra estruturante nem avultada. Precisamos que o novo Matadouro avance, que seja feita a reparação do pavimento Ponta/Cancelas-Rosais e Sete Fontes/Farol-Rosais, que a empreitada na estrada regional nº. 3 -2 Transversal na ilha de São Jorge seja efetuada, só para citarmos algumas das mais urgentes e necessárias para a ilha de São Jorge, finalizou a deputada do PS eleita por aquela ilha, Isabel Teixeira.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.