A terceira edição do Açores Bio “Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores” continua a promover ações de valorização da produção biológica, contando com atividades hoje e amanhã na ilha Graciosa e na ilha do Faial, respetivamente.
Na ilha Graciosa, o Serviço de Desenvolvimento Agrário, com a colaboração da Associação de Agricultores da Graciosa e da Trybio– Associação de Produtores e consumidores de Agricultura Biológica, promovem um “Dia Aberto”, com uma visita ao campo de ensaio do Serviço de Desenvolvimento Agrário, para apresentação de variedade de luzerna instaladas em Modo de Produção Biológico.
Está ainda prevista a visita a uma exploração agrícola, assim como uma sessão de aconselhamento técnico com Avelino Ormonde na preparação, demonstração e aplicação de chá de composto biológico em luzerna, pastagem biodiversa e hortícolas.
A iniciativa terá lugar hoje, pelas 14H00, no campo de ensaio do SDA Graciosa, no Bom Jesus.
Na ilha do Faial, tem lugar amanhã, dia 27 de julho, uma demonstração de enxertias em abacateiros com o Engenheiro Luis Sousa, uma iniciativa a ter lugar na Quinta de São Lourenço, entra as 10H00 e as 12H00, iniciativa que conta com a colaboração da Trybio – Associação de Produtores e consumidores de Agricultura Biológica.
Recorde-se que o Açores Bio é uma organização da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através dos Serviços de Desenvolvimento Agrário e com a colaboração de parceiros locais e/ou regionais em cada uma das ilhas que visa dar continuidade às iniciativas de sensibilização, divulgação e capacitação para o modo de produção biológico, que vêm sendo promovidas desde a primeira edição, com a apresentação e promoção dos produtores e produtos biológicos dos Açores.
O Fórum irá percorrer novamente todo o arquipélago, mantendo os propósitos de incentivar a autonomia alimentar da Região, a economia circular, a bio economia e os circuitos curtos de comercialização, bem como contribuir para a mitigação dos impactos dos grandes desafios globais, como as alterações climáticas e as crises sanitárias.
As ilhas de Santa Maria e do Faial já desenvolveram atividades no âmbito do Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores, estando prevista a realização de atividades em todas as ilhas até ao final do ano.
Mais informações sobre estas iniciativas podem ser adquiridas junto dos respetivos Serviços de Desenvolvimento Agrário ou através dos canais do Forumbioazores nas redes sociais.
GRA/RÁDIOILHÉU