ÚLTIMAS

AÇORES | Vice-Presidência do Governo adjudica empreitadas de reabilitação de imóveis na ilha Graciosa e na Povoação

© Governo dos Açores
559views

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Habitação, adjudicou recentemente empreitadas de reabilitação de nove imóveis no concelho da Povoação e de cinco imóveis na ilha Graciosa, que serão financiadas por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A empreitada de reabilitação de nove imóveis no concelho da Povoação foi adjudicada à empresa EPS construções Unipessoal LDA pelo valor de €243.020,00 (com IVA) e conta com um prazo de execução de 210 dias.

Um dos objetivos das intervenções previstas passa por garantir uma melhoria das condições energéticas de cada habitação, devendo as mesmas permitir uma melhoria de pelo menos 30% relativamente à situação atual.

O segundo objetivo é o da retificação das patologias identificadas em cada habitação, melhorando as condições de habitabilidade e, com isto, garantir às famílias residentes um maior nível de conforto.

Quanto à empreitada de reabilitação de cinco imóveis na Ilha da Graciosa, a mesma foi adjudicada à empresa Almério e Cordeiro pelo valor de €259.205,77, a que acresce o IVA em vigor e com um prazo de execução de 210 dias.

Para além das medidas de melhoria necessárias para reduzir as necessidades nominais anuais globais de energia primária, esta empreitada também prevê as intervenções necessárias para corrigir patologias existentes que coloquem em causa a salubridade das habitações.

Na análise ao valor de necessidades nominais anuais globais de energia primária, tanto dos certificados existentes como os pré-certificados energéticos, todas as habitações com as intervenções previstas terão uma melhoria ao nível da eficiência energética superior a 30%, percentagem necessária para cumprimento das metas estabelecidas no PRR.

Estes investimentos serão financiados pela componente C02 – i04 – RAA – “Aumentar as Condições Habitacionais do Parque Habitacional da Região Autónoma dos Açores” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Tendo presente outras empreitadas já lançadas, Artur Lima lembrou que o “lançamento destas empreitadas de reabilitação, de forma faseada no tempo, permite ao setor organizar-se e corresponder da melhor forma ao volume de trabalho que está a acelerar nos Açores no âmbito do PRR”.

O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, afirmou ainda que estes investimentos, demonstram, mais uma vez, que este governo está a executar aquilo com o qual se comprometeu com os açorianos, no seu programa de Governo, e contratualizou com a Comissão Europeia, ao abrigo do PRR”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.