ÚLTIMAS

AÇORES | PS defende reforma profunda e estrutural dos transportes coletivos de passageiros

469views

Tiago Branco realçou que o PS/Açores tem defendido e defende uma “reforma profunda e estrutural dos transportes coletivos de passageiros nos Açores”, aproveitando fundos comunitários, como ainda recentemente defendeu o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, algo que o Governo Regional do PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio da IL e do Chega “parece não estar disposto a fazer”.

O deputado socialista falava no Parlamento dos Açores, na cidade da Horta, no debate de uma proposta do BE para avançar com a criação de Passes de Mobilidade para Transportes Públicos Coletivos nos Açores.

Tiago Branco considerou que o Governo dos Açores deveria “reforçar a sua aposta nos transportes públicos coletivos”, até mesmo para fazer face ao “aumento do custo de vida com que se confrontam os Açorianos, designadamente com o aumento do preço dos combustíveis”.

“O PS concorda com a necessidade de se proceder a uma revisão profunda de todo o sistema, nomeadamente dos custos para o utilizador, dos horários e das frequências, aspetos centrais para fomentar a atratividade do transporte coletivo e reformar este setor”, frisou.

Para Tiago Branco, esta é também uma necessidade de uma Região que se afirma como “destino turístico de excelência e de natureza”, salientando que “cada vez mais visitantes que se preocupam com a questão da sustentabilidade ambiental”.

O parlamentar socialista lembrou que os Açores “integram a agenda europeia da descarbonização, da redução da emissão de gases com efeito de estufa, da mobilidade elétrica e da necessidade de reduzir o peso dos automóveis nos núcleos urbanos e na própria mobilidade das pessoas”.

Tiago Branco destacou que os operadores e as empresas de transportes públicos “têm feito a sua parte o melhor possível para prestar um serviço de qualidade aos utilizadores”, mas realçou que uma alteração de paradigma “terá de ser feita sob a liderança do Governo Regional, em parceria com os operadores e com os municípios”, naturalmente “assente numa estratégia que envolva a mobilidade elétrica”.

Tiago Branco considera que uma estratégia de renovação das frotas para viaturas sustentáveis “permitirá reduzir os custos para as empresas operadoras e, para essa via, os recursos públicos necessários”.

O deputado realçou que o Governo Regional dos Açores “já devia estar a prever investimentos em autocarros elétricos, para promover a utilização de transportes públicos coletivos com energias limpas”, à semelhança do que já está a fazer o Governo Regional da Madeira, que prevê “investir 20 milhões de euros em 20 autocarros elétricos”.

“O PS/Açores tem defendido uma reforma profunda dos transportes terrestres coletivos de passageiros na Região, que abranja as oito ilhas dos Açores que possuem este serviço. Uma reforma que não passe apenas pela substituição de autocarros a diesel para autocarros elétricos ou de outras energias, mas que tenha também o objetivo de prestar o melhor serviço possível às nossas populações e aqueles que nos visitam. Porém, parece que o Governo Regional não tem qualquer estratégia neste domínio”, finalizou o deputado do PS, Tiago Branco.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.