ÚLTIMAS

SANTA MARIA | Chega destaca trabalho da banda ‘Ronda da Madrugada’

524views

Os 25 anos de existência da banda mariense Ronda da Madrugada motivou hoje um voto de congratulação por parte do CHEGA, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos na divulgação da música tradicional açoriana com nova roupagem de folk rock.

Uma banda nascida oficialmente em 1998, mas que o seu fundador Ernesto Sousa “Bica” já alimentava desde 1995, altura em que regressou do Canadá para onde tinha emigrado em 1990.

Regressado a Santa Maria, Ernesto Sousa “Bica” juntou-se a Roberto Freitas – vocalista e guitarrista – organizando várias noites de convívio na Casa do Povo de Santo Espírito. Depois de 1998 juntaram-se depois Carlos Sousa, na guitarra eléctrica, Roberto Furtado, na bateria, e Léneo Andrade, no baixo. Pedro Machado, que toca flautas e bandolim, integrou mais tarde, para substituir o flautista Sérgio Freitas, irmão de Roberto, que emigrou para a Bermuda.

“Desde cedo que os Ronda da Madrugada optaram por fazer uma fusão da música tradicional açoriana com o folk rock, tendo já gravado vários trabalhos e marcado presença em diversos concertos por todo o arquipélago dos Açores, mas também em Portugal continental e nos Estados Unidos da América e Canadá. No entanto, é na mítica Maré de Agosto que os Ronda da Madrugada têm marcado presença assídua, garantindo que o próprio festival tem contribuído para a influência da sonoridade da banda”, referiu o deputado José Pacheco.

Com várias participações especiais em estúdio e ao vivo, com nomes sonantes da música portuguesa e açoriana, os Ronda da Madrugada têm vindo a marcar presença nas rádios, mas também na televisão, nacional e regional, quer em formato concerto, quer como banda sonora de programas. Por altura dos 20 anos dos Ronda da Madrugada, a RTP/Açores dedicou-lhes um programa contando a história desta mítica banda que se tem mantido no activo ao longo deste quarto de século.

O deputado José Pacheco lembrou que em 2019 a banda viu coroado o trabalho de todos estes anos com a distinção no International Portuguese Music Awards, enquanto “traditional performance” e o “people’s choice awards”.

“Refinar a linha musical do folk rock em Portugal, promovendo a fusão da tradicionalidade da música mariense e dos Açores com os sons do mundo é o lema dos Ronda da Madrugada que prometem continuar no activo e dar a conhecer a música tradicional açoriana”, destacou o parlamentar.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.