REGIONAL

AÇORES | Plano de investimentos para 2021 já foi executado em 80,5%, anuncia Joaquim Bastos e Silva

| Fotos: MM
159views

O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Joaquim Bastos e Silva, informa que, à data de 14 de dezembro, se atingiu uma execução de 589,3 milhões de euros da dotação prevista de 732 milhões de euros de investimento público, representando uma taxa de execução global de 80,5%.

Esta taxa de execução compara-se favoravelmente à taxa de execução final de 2020, que se limitou a 75,7%. Em termos absolutos, os 589 milhões de euros executados até 14 de dezembro de 2021 comparam-se também favoravelmente aos 567 milhões de euros executados em 2020.

O facto de o XIII Governo Regional dos Açores ter já ultrapassado a taxa de 80% de execução do Plano de investimentos de 2021, num ano de pandemia, em que o Orçamento e Plano apenas vigoram durante sete meses, vem confirmar a assinalável qualidade das estimativas efetuadas, por comparação com o passado, uma vez que, nos últimos 10 anos, a taxa média de execução do plano fixou-se em 76,3%, sendo superior a 80% por apenas três vezes.

O XIII Governo Regional cumpre assim o compromisso público de execução acima dos 80%, conforme referido pelo Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública na intervenção de abertura da discussão recente do Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores, tida no passado dia 22 de novembro na Assembleia Legislativa Regional, na Horta.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.