AÇORES | Local Stars, projeto que une a TAP ao The Art of Tasting Portugal, destaca a Região Autónoma nos próximos 2 meses
Nos próximos dois meses, o projeto Local Stars, resultado da parceria entre a TAP e o The Art of Tasting Portugal (TAOTP), destaca a Região Autónoma dos Açores com o queijo de São Jorge enquanto produto-estrela dos menus da classe executiva de todos os voos de longo curso da companhia aérea, com criações do chef açoriano Cláudio Pontes que dão a conhecer esta região, bem como um produto icónico e endógeno, a todos os passageiros da companhia aérea.
Em maio e junho, o chef natural da ilha de São Miguel destaca o queijo de São Jorge, produzido apenas no arquipélago dos Açores, a par de outros produtos regionais como o atum e o ananás, num menu que apresenta lâminas de atum, rúcula e queijo de São Jorge como entrada, lombo de novilho à Micaelense, molho de queijo de São Jorge e pak choi como prato principal e, para sobremesa, pudim de ananás dos Açores. O queijo São Jorge é produzido em exclusivo na ilha de São Jorge desde a sua descoberta, em meados do século XV, e cujas característica únicas resultam das condições climatéricas da ilha, que originam pastagens de culturas variadas. Feito a partir de leite de vaca, coalho e sal, este queijo tem um aroma forte e sabor ligeiramente picante sendo, além de um ícone regional, um produto de excelência reconhecido a nível nacional e internacional.
Cláudio Pontes é um dos chefs convidados do The Art of Tasting Portugal desde a sua origem, sendo o chef responsável por uma das experiências gastronómicas mais procuradas a nível turístico, em São Miguel, à venda no website do TAOTP.
“Tenho um enorme orgulhoso em participar neste projeto, que me permite mostrar o melhor dos produtos açorianos ao mundo, a bordo da nossa companhia de bandeira. É uma honra fazer parte desta iniciativa estando rodeado de outros chefs nacionais que tanto admiro, e que tanto têm feito pela nossa gastronomia e país”, explica o chef Cláudio Pontes. “Nasci e cresci nos Açores, onde sempre nos habituámos a valorizar o que é local e a sua qualidade, permitindo-me dar prioridade aos produtos de excelência que os Açores possuem, bem como a olhar para o produto de uma maneira sustentável, conceitos que irei transportar para as minhas criações a bordo da TAP”, acrescenta o chef.
“A valorização da gastronomia e dos produtos portugueses ganha a bordo dos nossos aviões mais altitude e maior alcance, atravessando continentes e oceanos. Este é um dos papéis importantes da TAP enquanto maior montra de Portugal de mundo”, afirma Silvia Mosquera, CCRO TAP.
“A plataforma The Art of Tasting Portugal partilha com a TAP Air Portugal o objetivo de promover o país enquanto destino gastronómico e a dinamização do território nacional, valorizando a nossa diferenciação e qualidade a nível internacional, funcionando como o “anfitrião” que convida a conhecer o país através de experiências turísticas diferenciadoras”,afirma Patrícia Dias, fundadora do The Art of Tasting Portugal, a par de Adriana Fournier. “Para complementar o projeto Local Stars, a bordo da TAP nestes dois anos, iremos promover iniciativas em Portugal de forma a continuar esta experiência nas regiões em destaque, e a consolidar a valorização dos produtos únicos que o nosso país tem, como é o caso dos Açores e do queijo de São Jorge, um dos nossos ex-libris gastronómicos de reconhecimento mundial. As ações e experiências gastronómicas do TAOTP com produtos e chefs locais divulgam as diferentes regiões e respetivos ingredientes, enquanto se promove o país, dinamiza o turismo e as economias locais”, acrescenta Adriana Fournier.
A par deste menu único a bordo, serão difundidos conteúdos de vídeo alusivos a esta parceria nos ecrãs destes aviões de longo curso, em todas as classes (executiva e económica): a chegada ao território com imagens características da região, a escolha de um produto da estação, o destaque ao seu produtor, e a receita de um chef a trabalhar este mesmo produto na confeção do menu que será servido a bordo. Os passageiros poderão igualmente adquirir a experiência organizada pela equipa do The Art of Tasting Portugal criada para o efeito com o chef autor do menu a bordo no website do TAOTP e nos canais digitais Miles&Go e Portugal Stopover da TAP.
Resultado da partilha de valores relativos à promoção da Portugalidade e do país, das regiões e dos seus produtos através da gastronomia, esta parceria entre a TAP e o TAOTP, anunciada em março, concretiza-se nos próximos dois anos nas refeições da classe executiva de todos os voos de longo curso e promove, a cada 2 meses, uma região diferente e respetivos produtos, trabalhados por um chef português. Em 2023 e 2024, a região, o produto-estrela e respetivo menu (composto sempre por entrada, prato principal e sobremesa são alterados, de forma a percorrer todo o território nacional e a respeitar ao máximo a sazonalidade dos ingredientes.
O The Art of Tasting Portugal, plataforma que visa promover a gastronomia nacional através do mapeamento gastronómico de Portugal e organização de experiências com ênfase neste sector, apresenta uma abordagem ao país enquanto destino gastronómico diferenciador, focando-se na essência de cada região, agregando a comunidade de pessoas, cujo trabalho se destaca neste setor, e nos produtos de excelência que se encontram no território nacional. Com base na premissa de que a gastronomia portuguesa é um dos principais argumentos de Portugal enquanto destino turístico, que deve ser exaltado e valorizado, esta plataforma apresenta e organiza experiências de ênfase gastronómico concebidas para proporcionar momentos memoráveis, tanto para os portugueses como para os estrangeiros que visitam o país.
CA/RÁDIOILHÉU