AGENDA

AÇORES | Jaime Branco, candidato a Bastonário da Ordem dos Médicos, visita hospitais e cuidados de saúde primários na Ilha Terceira, Faial e São Miguel

173views

O candidato a Bastonário da Ordem dos Médicos Jaime Branco estará na segunda-feira, 28 de novembro, na Ilha Terceira, num roteiro dedicado ao exercício da Medicina em contexto Hospitalar e nos Cuidados de Saúde Primários.

O médico reumatologista, que foi o primeiro a anunciar-se como candidato a Bastonário, pretende conhecer as condições dos hospitais e unidades de cuidados de saúde primários da região, iniciando a sua visita pelas 9h30 ao Hospital Santo Espírito de Angra do Heroísmo. Irá de seguida ao Centro de Saúde de Angra do Heroísmo.

Na terça-feira, pelas 9h30, Jaime Branco continuará o Roteiro da Saúde com visitas ao Hospital e Centro de Saúde da Horta.

O roteiro termina em São Miguel, na quarta-feira, dia 30, com a visita ao Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, pelas 9h30, seguido das visitas aos Centros de Saúde de Ponta Delgada e de Ribeira Grande.

Para Jaime Branco, a rede de cuidados de saúde em Portugal tem de ser melhorada, definindo-se uma remodelação rápida e profunda dos Cuidados de Saúde Primários, que são a porta de entrada no SNS. Uma das suas propostas é a existência de consultas para agudos associadas a estas unidades, evitando a ida às urgências hospitalares de muitas situações que não o exigiam. “Os serviços de saúde têm de chegar aos mais frágeis, aos mais idosos e a quem tem menos meios financeiros. E se os cidadãos confiarem que a oferta para as suas urgências é aqui respondida, não sentirão necessidade de acorrer aos hospitais.”

Roteiro da Saúde

28/11, Ilha Terceira
09h30- Hospital Santo Espírito de Angra do Heroísmo
Fim da manhã e/ou início da tarde: Centro de Saúde de Angra do Heroísmo

29/11, Faial
09h30: Hospital da Horta
Fim da manhã e/ou início da tarde: Centro de Saúde da Horta

30/11, São Miguel
09h30: Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada
Fim da manhã: Centro de Saúde de Ponta Delgada
Início da tarde- Centro de Saúde de Ribeira Grande

MR/WLP/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.