ÚLTIMAS

AÇORES | Governo disponível para encontrar soluções que garantam valorização dos bombeiros e das suas associações

367views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, recebeu hoje em audiência, em Angra do Heroísmo, o Presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto.

José Manuel Bolieiro reafirmou o compromisso do Governo Regional dos Açores em fortalecer a cooperação com a ANBP, uma associação socioprofissional de âmbito nacional que abrange o território continental e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

“Ficou firmada a disponibilidade e a necessidade de haver um diálogo de sustentabilidade, entre o Governo Regional dos Açores e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, enquanto entidades empregadoras, e juntos podemos construir um caminho de valorização, garantindo condições para prosperarem financeiramente e em capacidade de receitas por parte das associações, enquanto entidades empregadoras”, sublinhou na ocasião.

O Presidente do Governo lembrou ainda que o atual executivo tem tido a “preocupação e o reconhecimento” do “papel essencial dos bombeiros na Proteção Civil dos Açores”.

O Governo dos Açores tem realizado esforços significativos para robustecer o sistema de proteção civil regional.

Em 2023, foi promovido um reforço do sistema de emergência médica pré-hospitalar, com um investimento anual de 1,7 milhões de euros.

Para 2024, o valor alocado a esta área ascenderá a 6,6 milhões de euros. Este investimento permitirá aumentar o número de Tripulantes de Ambulância de Socorro de 220 para 248, além de atualizar o valor/hora dos Enfermeiros e Tripulantes de Ambulância de Socorro.

A alocação dos recursos também inclui o pagamento de TAS, Médicos Reguladores, manutenção das viaturas SIV, seguros, o projeto piloto da SIV AMB VPV e formação dos Enfermeiros SIV, com um sistema que integra cinco SIV e uma AMB SIV.

Outro ponto de destaque deste Governo Regional é a renovação da frota de veículos dos corpos de bombeiros. Foi adjudicada a aquisição de nove viaturas e um reboque multivítimas, num investimento global de 3,4 milhões de euros.

Ainda este ano, será lançado um concurso para mais cinco viaturas vermelhas, resultando na distribuição de 14 viaturas vermelhas pelas corporações de bombeiros em apenas três anos.

Ficou também o compromisso, por parte do Presidente do Governo, de junto do Governo da República poderem ser encontradas “soluções que garantam, no quadro da valorização do papel do bombeiro profissional, uma carreira”.

E prosseguiu: “Por outro lado, importa também garantir possibilidades de financiamento, seguro, para as associações, através de transferências do orçamento do Estado”.

José Manuel Bolieiro sublinhou ainda a valorização realizada através da criação do Estatuto Social do Bombeiro, que permitiu, através das competências do Governo dos Açores, aumentar as condições remuneratórias a todos os bombeiros que, em regime de voluntariado, desenvolvam trabalho operacional.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.