REGIONAL

AÇORES | Consultas de especialidade com valores superiores face a 2019, ano pré-pandemia, indica Clélio Meneses

| Foto: SRSD
186views

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, sublinha que os números relativos a consultas de especialidade realizadas este ano no arquipélago dos Açores superam os de 2019, ainda sem a covid-19 na Região.

“Estamos a realizar em 2021, em pandemia, mais consultas de especialidade do que em 2019, sem pandemia”, referiu.

“O mesmo acontece com a realização de meios complementares de diagnóstico”, disse ainda Clélio Meneses, tendo em conta que “em 2021, só no primeiro semestre, foram realizados mais 226 mil do que em 2019”.

“Infelizmente, pessoas com responsabilidade no acompanhamento destas matérias, omitem estes números e estes factos, mas sobretudo o impacto que isto está a ter na saúde das pessoas”, referiu.

O governante reiterou o empenho do Governo dos Açores na inversão da tendência que vigorou no Serviço Regional de Saúde ao nível das respostas aos doentes e revelou que, em novembro último, havia menos 1.392 Açorianos em listas de espera para cirurgias, relativamente ao mesmo mês de 2020.

Clélio Meneses apontou ainda os casos das consultas nas unidades de saúde, cujos números revelam mais 10 mil consultas nos hospitais (externa e de especialidade), do que em 2019, e mais 30 mil consultas nas unidades de saúde de ilha no primeiro semestre do ano corrente, na comparação com igual período de 2019.

“Também com algum alarmismo, sobretudo de algumas entidades ou pessoas que estiveram no silêncio estes anos todos, estão a criticar algo que revela que há um enorme esforço e que há melhores resultados”, referiu.

O Secretário Regional admite a veracidade do argumento sobre a falta de médicos, mas lembrou o esforço feito pelo Governo ao longo deste ano para recrutar mais profissionais.

“É verdade, temos muita falta de médicos nos Açores, mas tem havido um esforço muito grande do Governo, para colmatar esta dificuldade e os médicos não aparecem de um dia para o outro”, frisou.

E prosseguiu: “Este Governo já iniciou procedimentos para a contratação de mais 122 médicos especialistas”.

“Este Governo, só num ano, iniciou procedimentos para contratar 122 médicos, o que demonstra bem o esforço e a diferença clara no que diz respeito à saúde e sobretudo à vida dos Açorianos”, concretizou o governante.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.