ÚLTIMAS

AÇORES | Agricultura. PSD destaca apoio à aquisição de sementes pela visão de futuro e sustentabilidade

471views

O deputado do PSD/Açores Marco Costa enalteceu hoje “a visão de futuro e de sustentabilidade” demonstrada pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) “no apoio à aquisição de sementes, que incentiva a produção regional e leva à diminuição das importações”.
 
Com efeito, o Governo Regional reforçou o apoio para a aquisição de sementes de Milho e Sorgo, “uma decisão importante e atempada, porquanto o momento de crise global originado pela guerra na Ucrânia levou ao aumento dos valores de mercado dos cereais”, explica o social-democrata.
 
“Trata-se de um reforço em apoio direto do Orçamento regional de 1,8 milhões de euros, que complementa o apoio comunitário na ordem dos 900 mil euros, ou seja, o apoio do Governo apoia em 200% quando comparado com o valor atribuído pela União Europeia”, destaca Marco Costa.
 
“Ao todo, os agricultores dos Açores vão ser apoiados em 2,7 milhões de euros”, refere o deputado, sublinhando que, “além da perspetiva de sustentabilidade económica, a decisão demonstra mais uma vez a preocupação de proteção dos solos e dos recursos hídricos, possibilitando o aumento da área sujeita à rotação de culturas e as mobilizações corretas dos solos”, afirma.
 
Marco Costa recorda que, “um dos assuntos mais debatidos atualmente é a nossa dependência na importação de alimentos para os animais, portanto complementares à pastagem”, pelo que o Governo Regional, “tendo presente essa realidade, e perante as condições que temos para produção de forragens, não hesitou ao implementar medidas que aumentem o autoaprovisionamento regional, aumentando também a rentabilidade das explorações açorianas”.
 
O deputado do PSD/Açores relembra igualmente “o incentivo que levou ao apoio à aquisição de leguminosas, fator essencial à garantia dos ecossistemas e da fertilidade dos solos”.
 
Marco Costa defende e apoia “esta visão de futuro a que a assistimos para a agricultura dos Açores, e não temos dúvidas que o Governo Regional está a decidir com conhecimento, contribuindo igualmente para o combate às alterações climáticas”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.