
Na sua reunião sobre a atividade sismovulcânica em janeiro, o Gabinete de Crise desceu os níveis de Alerta Vulcânico no Vulcão de Santa Bárbara e no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira para V2.
Ao longo do mês de janeiro, a atividade sísmica na ilha manteve-se claramente acima dos níveis de referência, com eventos de baixa magnitude, em particular, no perímetro do Vulcão de Santa Bárbara e no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira, mais concretamente no troço dos Mistérios Negros, tendo-se verificado uma tendência decrescente desde meados de dezembro.
No mesmo período, e embora pouco intensa, continuou a registar-se alguma deformação crustal na área onde se desenvolve a crise sismovulcânica.
Até ao momento não foram registados sinais sísmicos significativos de origem magmática ou hidrotermal, nem se verificaram quaisquer anomalias ao nível dos gases e das águas passíveis de serem relacionadas com a atual crise sismovulcânica.
Pelo exposto, o Gabinete de Crise decidiu descer os níveis de Alerta no Vulcão de Santa Bárbara e no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira para V2.
O CIVISA recomenda que sejam adotadas medidas de autoproteção adequadas à atividade em curso, designadamente, para minimizar os riscos decorrentes da eventual ocorrência de um sismo de maior magnitude ou do desenvolvimento de movimentos de vertente ao nível de taludes instáveis e da linha de costa.
Qualquer alteração do padrão de atividade observado poderá conduzir ao ajustamento dos referidos níveis de alerta, pelo que importa continuar a acompanhar a situação através dos canais de proteção civil oficiais.
IVAR/RÁDIOILHÉU






