ÚLTIMAS | Parlamento aprova por unanimidade voto do Bloco que manifesta solidariedade para com o povo do Irão

O voto de protesto contra a repressão das autoridades iranianas à mobilização popular no Irão, apresentado pelo Bloco de Esquerda, foi aprovado hoje no parlamento dos Açores por unanimidade.
O parlamento manifestou assim a sua solidariedade junto do povo iraniano que, em contexto de adversidade socioeconómica e de repressão política, se mobiliza na defesa dos seus direitos sociais, económicos e liberdades civis.
O povo iraniano voltou a sair à rua numa mobilização massiva, transformando um protesto que começou por ser contra a eliminação de subsídios a bens alimentares essenciais num protesto de natureza política e sistémica contra o regime teocrático e pela defesa das liberdades fundamentais da população.
O Bloco salienta “a legitimidade destas mobilizações” que visam a “autodeterminação da população iraniana” e critica a resposta violenta do Estado iraniano.
“Ao condenar o uso da força por parte das autoridades iranianas, bem como a restrição arbitrária do acesso à informação e às comunicações digitais, instando ao cumprimento das obrigações internacionais em matéria de direitos humanos, quer-se também reafirmar que o futuro político do Irão deve ser determinado pelo seu povo, livre de repressão interna e de ingerências externas”, afirmou António Lima.
BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU






