
O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado destacou hoje o investimento de 58 milhões de euros realizados na construção e beneficiação de instalações escolares, em quase cinco anos de governação.
“Isso demonstra bem a prioridade que a Educação tem para o Governo da Coligação PSD/CDS-PP/PPM, mas por outro lado, também significa o quanto estavam degradados os edifícios escolares na nossa Região, deixados ao abandono pelo Partido Socialista ao longo de 24 anos”, acrescentou.
O parlamentar social-democrata falava à saída de uma visita à Escola Secundária das Laranjeiras, “considerada no final dos anos 80 e início de 90, como uma das 200 melhores escolas do mundo pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), atualmente muito carenciada de beneficiações”.
“A prova de que os socialistas pouco cuidaram das instalações que existem em toda a Região é, por exemplo, o facto de na Escola Secundária das Laranjeiras não haver memória de que alguma vez tenha sido alvo de uma beneficiação” em quase quatro décadas de funcionamento, afirmou.
Trata-se de uma situação que se verifica nos estabelecimentos de ensino das nove ilhas do arquipélago, a que o Governo da Coligação tem vindo a dar resposta desde o início e que mantém entre as suas prioridades políticas de atuação, apontou Joaquim Machado.
“Até em espaços edificados durante a governação socialista se verificam problemas estruturais e funcionais complexos, que evidenciam descuido na sua construção e manutenção”, prosseguiu.
Joaquim Machado destacou ainda que o Governo liderado por José Manuel Bolieiro, “continua a dar prioridade à recuperação dos estabelecimentos de ensino da Região” e que para o efeito “o Orçamento regional de 2026 conta com uma dotação de oito milhões de euros”.
O deputado social-democrata disse, por fim, que “nos Açores a despesa diária com a Educação ascende a mais de 900 mil euros”.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU






