ÚLTIMAS

PONTA DELGADA | Alexandra Cunha quer gabinete dedicado ao apoio administrativo e técnico às juntas de freguesia

©Hugo Moreira
427views

A candidata da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Ponta Delgada, nas eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro, Alexandra Cunha, defende a criação de um gabinete camarário dedicado a prestar apoio administrativo e técnico às juntas de freguesia do Concelho, “uma estrutura de proximidade” e que “reforce a cooperação”.

Após reunir com a Junta de Freguesia do Livramento, a cabeça de lista liberal ao Município de Ponta Delgada voltou a deparar-se com “problemas sérios ao nível da carência habitacional”, lamentando que, “em concreto, o Livramento, não tenha sido contemplado nas candidaturas no âmbito do PRR-Habitação” e com “os problemas relativos à toxicodependência e ao tráfico de droga”, reconhecendo, no entanto, que estes “estão menos visíveis e mais atenuados”. 

No que concerne aos investimentos do Governo Regional na Freguesia, “foi abordado o tema relativo à construção do Centro de Saúde Livramento/S. Roque”, adiantou Alexandra Cunha, lembrando que “este investimento público essencial resulta da aprovação de uma proposta da Iniciativa Liberal, no Parlamento Regional, em 2021”.

Por outro lado, a candidatura Ponta Delgada Primeiro ficou a saber que, sobre a situação do Solar da Glória, fechado há alguns anos, “vai finalmente sofrer obras de requalificação para ser um Lar de Idosos, com cerca de 20/21 camas”. 

As questões relativas à cooperação entre as juntas e outras entidades públicas, municipais e regionais, a falta de recursos humanos de algumas autarquias de freguesia e a complexidade técnica de proceder a algumas candidaturas, foram outros temas colocados em cima da mesa, tendo, por isso, a candidata liberal, avançado com a sua proposta de apoio técnico e administrativo às freguesias.

“A IL quer melhorar a interação e o apoio entre a Câmara Municipal e as suas 24 Freguesias e Vilas. Propomos, por isso, a criação de um gabinete camarário dedicado a prestar apoio administrativo e técnico às juntas de freguesia, não apenas na gestão dos contratos inter-administrativos, como já acontece atualmente, mas também no acompanhamento de projetos, candidaturas a financiamentos e outros processos que exigem conhecimentos específicos”, anunciou Alexandra Cunha. 

A candidatura Ponta Delgada Primeiro sabe que, “muitas vezes, as juntas de freguesia não dispõem de recursos humanos suficientes, ou com a formação necessária, para dar resposta a estas exigências”, pelo que, “identificado o problema propomos uma solução. A IL não critica só por criticar. Identifica problemas e apresenta soluções. É este a nobre função da atividade política”, realçou. 

Neste sentido, acrescentou, “este gabinete camarário seria uma estrutura de proximidade, que reforça a cooperação, valoriza o trabalho das juntas e garante que todas as Freguesias do Concelho têm iguais condições para desenvolver projetos em benefício das suas populações. Ganhamos eficiência, reorganizando os recursos humanos da Câmara Municipal”.

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.