ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Atores do filme “First Date” apaixonados pela ilha do Pico

Foto: Luís Godinho 
320views

A curta-metragem “First Date”, de Luís Filipe Borges, vencedora do “Prémio Curta Pico”, recebe a sua antestreia na ilha montanha, onde foi filmada.

A produção do filme aconteceu por toda a ilha, com o apoio dos três municípios, e cenas captadas em vários locais dos concelhos das Lajes do Pico, Madalena e São Roque do Pico. Durante a produção, os atores admitiram apaixonar-se pela montanha mais alta de Portugal. 

“No Pico não cheguei só ao ponto mais alto de Portugal, mas também ao auge do meu percurso enquanto artista, que acontece quando, depois de trabalhar aqui com uma das mais conceituadas realizadoras portuguesas, regresso à ilha para ser dirigida por um amigo de longa data, o brilhante Luís Filipe Borges,” admite Ana Lopes, a protagonista. “Tal como a fascinante Melissa que ele me escreveu, já senti as vertigens de estar apaixonada nesta terra e, tal como as personagens de Romana Petri, sei o que é chegar da América para submergir na pureza dos Açores, ou ser elevada pelo alento das nossas gentes.”

De Los Angeles à ilha de São Miguel, onde reside, Ana Lopes tem um currículo recheado de obras que nos transporta desde o romance até ao horror. Sobre a experiência da comédia romântica no Pico ela adiciona: “A semana de filmagens foi mágica e inesquecível, por estar a fazer o que mais me faz feliz num sítio que me é tão especial, rodeada de pessoas por quem a minha admiração pessoal e profissional se fundiu completamente.” 
O ator Cristóvão Campos, conhecido por filmes, séries de televisão e ainda do teatro português, expressa que “v

ir ao Pico é construir uma nova assoalhada no coração. Não foi a minha primeira vez nesta ilha encantadora. Quando vim saí daqui com a cabeça na volta. Mas nunca pensei que fosse tão rápido e ainda mais para filmar. E vir ao Pico filmar é um assento de casamento com a ilha. Depois de partilhar a enorme aventura que é fazer um filme com esta equipa e com os picarotos deixou-me com vontade de ser desta terra. Há uma atração por tudo nela, pelas suas gentes, pela descoberta dos seus mistérios e história, por fazer parte dela, imiscuir-me e, por momentos, ser daqui. E isto é tão parecido com o que os personagens desta curta-metragem sentem.”

Os atores voltam à ilha montanha, com o realizador Luís Filipe Borges e a equipa de produção, para partilhar o trabalho conseguido. Picarotos e picoenses estão convidados para este momento único, a antestreia, no próximo sábado, 4 de janeiro. O evento especial arranca com passadeira vermelha às 16h no Auditório da Madalena e faz parte do Encontro Audiovisual Açoriano integrado no Montanha Pico Festival – entrada livre. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.