ÚLTIMAS

AÇORES | Cooperação entre regiões insulares é decisiva para enfrentar desafios comuns, afirma Artur Lima

| Foto: VPGR
435views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, destacou, em Ponta Delgada, a importância da “cooperação entre as regiões insulares” para “aprofundar posições comuns junto das instituições europeias”.

“Juntos, podemos enfrentar desafios comuns e construir um futuro mais sustentável e próspero para as nossas comunidades insulares”, reiterou.

Referindo-se à Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas (CPRM), o governante insistiu que é “crucial aproveitar este tipo de fóruns para defender as respostas a nível europeu que as Regiões Ultraperiféricas precisam”.

“Não podemos desperdiçar a oportunidade de reivindicar o que é justo. Para tal, devemos trabalhar em conjunto para assegurar que as nossas vozes sejam ouvidas a nível europeu e para que os nossos interesses sejam defendidos”, afirmou.

E continuou: “as ilhas são parte integrante da Europa. Não são uma parte menor, pelo que merecem reconhecimento e acompanhamento para que tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento”.

Artur Lima falava na sessão de encerramento da 43.ª Assembleia-Geral da Comissão das Ilhas da CRPM, realizada no Teatro Micaelense e que contou com a presença do Presidente da CRPM, Loïg Chesnais-Girard.

A Declaração Final desta Assembleia Geral apresentou considerações fundamentais sobre as principais prioridades e preocupações dos membros desta Comissão, que devem, segundo o Vice-Presidente do Governo, “ser devidamente abordadas pelas instituições comunitárias nos próximos anos, de forma a alinhar plenamente as políticas da UE com as perspetivas das ilhas nos diversos domínios”.

“É muito importante a conclusão desta Assembleia Geral no que respeita à Coesão, onde se pede um compromisso reforçado das instituições da UE com os princípios da governação, da parceria e da solidariedade a vários níveis no futuro da Política de Coesão”, realçou.

Na Declaração Final constam ainda posições comuns sobre a conetividade digital, a mobilidade de pessoas e bens, a transição energética, os assuntos marítimos ou a sustentabilidade ambiental.

Nesta reunião, participaram cerca de meia centena de membros de onze regiões insulares de países como Portugal (Açores e Madeira), Espanha (Canárias e Baleares), França (Bretanha, Córsega, Guadalupe e Reunião), Malta (Gozo), Estónia (Saarema) e Suécia (Gotlândia).

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.