134 velejadores provenientes de 27 clubes estiveram em competição na 1ª Prova de Apuramento Nacional da Taça de Portugal da classe Optimist.
Com organização do Clube Náutico de Tavira e o apoio da Associação Regional de Vela do Sul, da Associação Portuguesa da Classe Optimist e o patrocínio da companhia de seguros Fidelidade, realizaram-se 4 das 6 regatas previstas, nos dias 2 e 3 de março.
O vencedor da classificação geral foi Joaquim Barcelos, do Clube Naval da Praia da Vitória, seguido por Nuno Simão (Clube Náutico de Tavira), enquanto Rodrigo Toscaneli (Associação Naval de Lisboa) subiu ao terceiro lugar do pódio. Entre as femininas, Matilde Moules, também do Clube Naval da Praia da Vitória, liderou, seguida por Leonor Lopes e de Inês Broggi, ambas do Clube Náutico de Tavira.
Na categoria de Infantis, para velejadores Sub13, Diogo Costa (Clube Naval de Portimão) ganhou, tendo Rodrigo Gago (Clube Náutico de Tavira) na segunda posição e Vasco Garcia (Clube Naval de Portimão) em 3º. Sofia Costa (Clube Náutico de Tavira) venceu as femininas, seguindo-se Maria do Mar Costa (Clube Naval de Portimão) e Clara Rocha do Sport Clube do Porto.
Os 80 velejadores melhor classificados ficaram apurados para a segunda prova de qualificação, a ser disputada em Portimão, que vai determinar os velejadores que vão representar Portugal nos campeonatos mundial e europeu da classe Optimist.
RB/RÁDIOILHÉU