A Comissão Política de Ilha de Santa Maria do PSD/Açores (CPI) e a deputada Elisa Sousa, confirmam que a proposta para o Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2024 (PO2024) “é um sinal positivo de investimento nas pessoas e traça rumos concretos para o desenvolvimento de Santa Maria”.
Numa reunião conjunta de trabalho, os dirigentes do PSD e a deputada de Santa Maria afirmam que o PO 2024 “merece a confiança dos marienses, uma vez que confirma uma política de reabilitação de várias estruturas que suportam o bem-estar das pessoas, assim como o desenvolvimento económico da ilha”.
Deste modo, destacam “a continuidade nas políticas que fizeram do ano de 2023 um ano com saldo positivo no número de passageiros embarcados e desembarcados, o que se traduziu em mais dormidas e melhores proveitos do turismo”.
Os social-democratas de Santa Maria elogiam “o incremento no número de voos durante o período do Inverno IATA, com dois voos diários, de segunda a sexta, um contexto inédito para os marienses, assegurando uma melhor mobilidade e melhores acessibilidades”.
Quanto aos investimentos inscritos, a CPI e a deputada Elisa Sousa, realçam “a reabilitação da Casa do Diretor; o projeto de execução da adaptação de imóvel a lar residencial da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto; o projeto de execução da reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Vila do Porto”.
Acrescem ainda “a construção da variante a Vila do Porto e um incremento substancial da verba inscrita para beneficiação e pavimentação de estradas regionais; a proteção da orla costeira da Praia Formosa, com destaque para a zona costeira junto do Forte São João Batista”, reforçam.
Mesmo num enquadramento global, a CPI e a parlamentar social-democrata de Santa Maria, consideram tratar-se de “um PO2024 ambicioso e que, com uma boa execução, poderá ser benéfico para os Açores e para Santa Maria”.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU