O deputado José Pacheco afirmou hoje que a obesidade infantil não é um tema novo, que já tem vindo a ser abordado na Assembleia Legislativa Regional há vários anos, reconhecendo que as escolas da Região têm vindo a desenvolver diversas acções para ajudar no combate à obesidade infantil.
“No meu entender não é apenas um problema das escolas ou do Governo, mas também das famílias”, afirmou José Pacheco que alertou para a necessidade de alguma formação para as famílias já que “os nossos hábitos de alimentação alteraram-se por preguiça e facilitismo”.
O parlamentar lembrou a importância da sopa na prevenção da obesidade infantil, referindo que “qualquer pai que vai ao supermercado às compras, devia reparar no que entra no carrinho de compras. Eu vejo muitos fritos, pré-congelados, e não vejo muitos componentes para confecção de sopas”.
Alertando para esta problemática, que já é considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma das epidemias do século, José Pacheco entende que é hora de se começar a pensar nesta situação “com mais firmeza”. Para um combate válido a este problema, o CHEGA propõe que se aposte mais no desporto – seja de cariz mais competitivo, seja amador – para que para além da obesidade infantil, também se ajude a retirar os jovens das dependências – sejam elas químicas, sejam tecnológicas.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU