O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, na sequência da passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, que está a provocar um agravamento do estado do tempo no arquipélago, foram registadas, desde o dia de ontem (05/10/2023) até ao momento, no total, 34 ocorrências em seis ilhas: 14 ocorrências na Terceira, oito no Pico, seis nas Flores, quatro no Faial, uma em São Jorge e uma na Graciosa.
As situações reportadas estão relacionadas com quedas de árvore, inundações de vias e em habitações, derrocadas, danos em estruturas e obstruções de vias. Não há vítimas a registar.
Nos locais, para apoio e resolução das diversas situações têm estado as seguintes entidades: Bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas e Serviços Municipais de Proteção Civil, sob a coordenação do SRPCBA.
O SRPCBA aconselha a população a continuar a acompanhar as previsões emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a adotar as respetivas medidas de autoproteção (https://www.prociv.azores.gov.pt/alertas/ver.php?id=2715).
Para ficar a par dos avisos meteorológicos, a população poderá descarregar a aplicação Alert4You – PROCIV Azores para o seu smartphone ou consultar regularmente o portal www.prociv.azores.gov.pt e a página de facebook do SRPCBA.
O SPRCBA continua a acompanhar a situação, emitindo novos comunicados caso se justifique.