Foi apresentado ontem no pavilhão desportivo da Horta o programa “Diabetes em Movimento”, que é implementado pela primeira vez na Região Autónoma dos Açores, mais concretamente na ilha do Faial.
O programa “Diabetes em Movimento”, de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente, é coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes e visa promover o exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2.
O projeto pioneiro na Região é conduzido pelo Hospital da Horta e conta com o apoio da Câmara Municipal, bem como do Serviço de Desporto e Unidade de Saúde da ilha do Faial, a que acresce a parceria do ginásio Go Gym, responsável pela designação de Técnicos de Exercício Físico licenciados, conforme exige o regulamento do programa.
Na sessão de apresentação da iniciativa marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Ferreira, e a Vereadora Maria Antónia Dutra.
Para a responsável municipal pelo pelouro da saúde, “o Diabetes em Movimento é uma excelente oportunidade para proporcionar atividade física a esta população-alvo”, pois, como salientou a autarca municipal, “a diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país e a atividade física é um dos pilares do tratamento, aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida de quem sofre deste problema de saúde”.
O programa desenvolve-se três vezes por semana, durante nove meses, com início a 4 de outubro e até junho de 2024.
CMH/RÁDIOILHÉU