A deputada do PSD/Açores Elisa Sousa saudou hoje o arranque do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores (PEMTA), para o período 2023-2030, publicado em Jornal Oficial.
A parlamentar social-democrata considera que este documento vem “recuperar a trajetória de crescimento do setor turístico, após a pandemia de COVID-19, demonstrando a prioridade com que encara esta atividade económica, enquanto estratégia de futuro para o desenvolvimento sustentável da Região”.
Para Elisa Sousa, a revisão do PEMTA encontra-se “alinhado com a certificação enquanto ‘Destino Sustentável’, obtida em 2019, baseado no reforço da sustentabilidade, tendo em conta as novas tendências e perfis dos viajantes, indo ao encontro da realidade do setor”.
O facto do novo plano abranger medidas até 2030, destaca a deputada do PSD/Açores, “permitirá acompanhar a programação de fundos europeus, assim como organizar a oferta a longo prazo, revelando-se um instrumento essencial ao nível da organização das empresas que operam na área”.
Elisa Sousa entende que o PEMTA se constitui, “enquanto documento orientador, como um elemento fundamental para a prossecução dos objetivos da atividade turística, não só para os empresários, como para os residentes na Região e para os turistas”.
A parlamentar social-democrata recordou que, o primeiro plano data de 2015, com um limite temporal de 2020, altura em o mundo se confrontou com a pandemia, “impondo-se agora uma nova estratégia que o atual nos traz”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU