REGIÃO | Verão nas Lajes do Pico – Temporada “Música no Forte” distingue-se por “cartaz no feminino”
São sete os concertos programados para a segunda temporada de Música no Forte, nas Lajes do Pico. Os eventos acontecem ao pôr-do-sol, aos domingos, de 02 de julho a 13 de agosto, no Forte de Santa Catarina, com exceção do evento de abertura, que será a partir de um veleiro.
Desde 2015 que Marieke Huysmans anda a velejar pelo mundo. A pianista e cantora francesa criou o projeto PIANOCEAN, que a permite navegar com um piano a bordo e promover concertos em todos os portos e marinas por onde passa. O piano vertical é elevado da cabine para o convés na hora do concerto e a audiência assiste do caneiro das Lajes do Pico.
Marieke irá abrir a temporada de Música no Forte que, este ano, terá 100% de nomes femininos do meio da música regional, nacional e internacional. França continua em destaque no evento de encerramento com o duo MANA, constituído pela cantautora francesa Nina Soulimant, e a portuguesa Inês Ripamonti.
O segundo concerto do Música no Forte, a 09 de julho, marcará a estreia do projeto Línguas de Fogo. Para comemorar o centenário de nascimento de uma das mais essenciais figuras literárias açorianas e celebrar a mulher inspiradora por trás da escrita, Gianna de Toni, Antonella Barletta, Isabel Mesquita e Sara Miguel ousam criar um grupo inteiramente feminino, para compor e interpretar temas originais sobre os textos de Natália, num programa inédito de concerto em torno da sua obra poética.
Sons portugueses chegam ao Forte de Santa Catarina com Celina da Piedade e Ana Santos, sons celtas com o trio Espiral, o folk-pop de Catarina Munhá, e ainda a junção de sonoridades que vão desde a tradicional música portuguesa à electrónica da jovem compositora Ana Lua Caiano, que está a ser aclamada por todo o país e com agenda internacional.
A Presidente do Município das Lajes do Pico, Ana Brum releva a importância do projeto para a valorização de uma oferta cultural de grande qualidade, colocando a ênfase numa combinação harmoniosa entre os sons musicais, a contemplação da natureza, o usufruto de património histórico de excelência e uma mensagem de orientação para a importância da igualdade de géneros.
Todos os concertos acontecem às 19h30. Em situações climáticas imprevisíveis, a atuação pode mudar, no mesmo horário, para o Auditório Municipal das Lajes do Pico.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU