ÚLTIMAS

REGIÃO | Desporto ‘outdoor’ e turismo ativo em destaque no evento “As Ilhas da Inovação no Desporto Europeu”

© Governo dos Açores
574views

A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, fez a abertura oficial do evento internacional “As Ilhas de Inovação no Desporto Europeu”, este ano com organização da Direção Regional do Desporto, parceira desta entidade, com a qual tem outros três projetos a decorrer em parceria: um relacionado com “excelência no desporto”, outro com desporto e natureza, e o terceiro com resiliência no desporto.

Para a edição deste ano da EPSI ANNUAL EVENT 2023, a Direção Regional de Saúde submeteu como temas desporto praticado no exterior, turismo ativo e integração social.

No discurso de abertura, Mónica Seidi relacionou os três temas principais da edição deste ano com a saúde, dizendo que “todos colocam os cidadãos um passo mais perto de um estilo de vida mais saudável”.

“Vivemos nos Açores, um local que nos faz querer aproveitar tudo: o ar fresco, a natureza e o mar”, combinando diversas atividades que podem passar, por exemplo, “da prática em terra para a prática no mar ou em lagoas”, indo ao encontro da ideia de destacar a importância da inovação no contexto do desporto como uma área transversal, disse.

Aliás, relembrou a Secretária Regional, “estar saudável não é apenas não estar doente” e a prática do desporto é fundamental não apenas para a saúde, mas também para a integração social.

E concretizou: “Não podemos ter um bom jogo de basket sem uma boa equipa, e as equipas não se formam de um dia para o outro, exigem trabalho, confiança e a noção das tarefas que cabem a cada um – e esta é uma metáfora para a vida em sociedade”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.