A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o Capitão do Porto da Horta, coordenou, desde as 00h23 (horas locais) do dia 29 de março, o resgate médico de um homem, de nacionalidade Sul Coreana, tripulante do navio de mercante “HYUNDAI COURAGE”, com bandeira das Ilhas Marshall, a navegar a cerca de 584 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 1081 quilómetros, a oeste da ilha de São Miguel.
O tripulante de 29 anos apresentava dores no peito, tendo sido indicada a necessidade de cuidados médicos hospitalares imediatos.
O navio foi divergido para a Ilha do Faial, sendo o resgate efetuado pela embarcação “Nossa Senhora da Conceição” da Estação de Salva-Vidas da Horta, e transferido para o porto da Horta, onde aguardava uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA). O tripulante desembarcou pelas 05h13 (horas locais), de hoje, e encaminhado para uma unidade hospitalar da Horta.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o CODU-MAR, o Capitão do Porto da Horta, uma embarcação da Estação de Salva-Vidas da Horta e uma ambulância do SRPCBA.
MARINHA/RÁDIOILHÉU