ÚLTIMAS

AÇORES | Total de 73 idosos integrados no Programa Novos Idosos até ao momento, realça Artur Lima

© Governo dos Açores | Foto: VPGR
348views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, realçou hoje, em Ponta Delgada, que já se encontram integrados no programa “Novos Idosos” 73 idosos, estando em fase de conclusão os “procedimentos relativos à integração de mais 27 idosos”, na Praia da Vitória e em Ponta Delgada.

“Os Planos Individuais de Cuidados dos idosos abrangidos até agora revelaram diversos níveis de necessidade, sendo que a maioria dos casos beneficia do valor máximo de apoio de 948 euros mensais, previstos no Plano de Recuperação e Resiliência”, indicou.

A primeira fase do projeto-piloto “Novos Idosos” começou nos concelhos da Praia da Vitória e de Ponta Delgada, com 100 vagas disponíveis, tendo como instituições de apoio e enquadramento, o Lar D. Pedro V e o Lar Luís Soares de Sousa.

O programa “Novos Idosos” é financiado com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Região, representando uma “visão inovadora e diferenciada” para “lidar com os desafios do envelhecimento nos Açores”.

Segundo o governante, que falava esta manhã na cerimónia de assinatura do despacho de alargamento dos “Novos Idosos” a três novos concelhos da Região, o programa tem sido um “sucesso”, realçando que os “idosos abrangidos pelo programa e as respetivas famílias” têm manifestado o seu “agrado” e “satisfação” com os serviços e cuidados prestados.

Atendendo às visitas de acompanhamento que têm sido realizadas, Artur Lima frisou que começam a denotar-se “diferenças assinaláveis na condição física, psicológica e social dos idosos”, que se “encontram agora numa situação mais ativa e participativa do que antes”.

“Muitos idosos revelam melhorias ao nível da mobilidade e alguns já conseguem realizar atividades da vida diária com mais autonomia, cuidando da sua higiene pessoal e da sua alimentação”, elencou ainda.

No que respeita ao impacto do projeto junto das famílias, o governante salientou que estas beneficiam agora de um “auxílio de qualidade” e de “orientação técnica na prestação de cuidados aos seus idosos”. 

E considerou: o “balanço da vigência do programa, até ao momento, é muito positivo”.

“Estamos a ser pioneiros nas políticas de envelhecimento ativo e saudável. Estamos, em conjunto, a concretizar algo único, sem exemplo noutros países ou regiões europeias”, reconheceu.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.