AÇORES | BE. “É uma enorme injustiça baixar os impostos às empresas que estão a ter lucros com a inflação em vez de apoiar quem está a ter dificuldades”
Numa altura em que as famílias e muitas empresas estão a passar por grandes dificuldades devido ao aumento da inflação, o Bloco de Esquerda considera que é uma enorme injustiça baixar os impostos às empresas que têm lucros, como recomenda a proposta aprovada hoje no parlamento com o voto favorável de todos os partidos, à exceção do Bloco de Esquerda, que votou contra.
“É fundamental apoiar as empresas que estão em dificuldades neste momento, é fundamental apoiar as famílias que estão em dificuldades neste momento, não é prioridade dar um benefício fiscal às empresas que neste momento estão a ter lucros”, disse o deputado António Lima.
A medida aprovada hoje no parlamento não é um apoio para as empresas em dificuldade, mas um apoio que abrange apenas as empresas que estão a ter lucros.
Ou seja, esta redução do IRC vai beneficiar muitas das grandes empresas dos Açores. “Quando no país e no mundo se discute que há lucros extraordinários e exagerados, que há especulação, aqui, no Açores, vamos baixar os impostos às empresas que estão a beneficiar com a inflação”, lamentou o deputado do Bloco de Esquerda.
“Não há dinheiro para criar um apoio para ajudar as famílias que têm dificuldades em pagar o crédito à habitação ou renda da casa, não há dinheiro para arranjar as escolas que estão a cair aos bocados, não há dinheiro para arranjar centros de saúde, não há dinheiro para contratar funcionários para a escola, mas há dinheiro para aumentar os lucros das empresas que já têm lucros”, salientou.
António Lima lembrou ainda que esta redução de impostos significa que o governo vai arrecadar menos receita. O défice da Região teve um aumento brutal de 2021 para 2022, mas os partidos de direita e o PS “acham que é bom reduzir a receita”, destacou o deputado do Bloco.
BE/RÁDIOILHÉU