ÚLTIMAS

FAIAL | Parlamento Açoriano aprova Voto de Pesar pelas vítimas dos sismos  na Turquia e na Síria 

321views

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), aprovou hoje, por  unanimidade, um Voto de Pesar pelas vítimas dos sismos na Turquia e na Síria, que provocaram  “um enorme rasto de destruição material e de perdas humanas”. 

“Para nós, açorianos, acostumados às imprevisibilidades brutais da natureza, é tempo de  manifestar toda a nossa solidariedade para com a população da Turquia e da Síria”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garcia, esta manhã, aquando da leitura do Voto de  Pesar em Plenário.  

“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em plenário, aprova um  Voto de Pesar pelas vítimas dos sismos ocorridos na Turquia e na Síria e manifesta às  autoridades e ao povo daqueles países a sua total solidariedade perante esta tragédia”, concluiu  o Presidente Luís Garcia, no final da apresentação da iniciativa, subscrita por si e por todos os  Líderes dos Grupos e Representações Parlamentares da ALRAA.  

Depois da leitura do Voto de Pesar, os parlamentares cumpriram um minuto de silêncio pelas  vítimas dos dois sismos, de magnitudes de 7,8 e 7,5 na escala de Richter, que na madrugada de  6 de fevereiro devastaram várias cidades e localidades do Sudeste da Turquia e do Noroeste da  Síria.  

“Segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde, os terramotos causaram, até ao  momento, a morte de mais de 40 mil pessoas nos dois países, um terço das quais crianças”, lê se no Voto de Pesar hoje aprovado, onde se sublinha que as Nações Unidas acreditam que esse  número pode “duplicar, tendo em conta os milhares de pessoas que continuam sob os  escombros dos prédios e das infraestruturas que colapsaram após os terramotos”. 

O Parlamento açoriano afirma que “desde o primeiro momento” as várias “equipas de socorro  e de resgate turcas procuram acudir e salvar o maior número de pessoas”, numa missão que tem  contado com a ajuda da “comunidade internacional, incluindo Portugal”, mas reconhece que a  ajuda “à Síria tem sido dificultada pela guerra civil iniciada em 2011”. 

Ainda sobre o apoio aos dois países, a iniciativa da Assembleia Legislativa dos Açores destaca  as prioridades daqueles dois países na fase pós-resgate, nomeadamente a resolução de questões  sanitárias e o abastecimento de água potável. 

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.