SANTA MARIA | Luís Garcia apela aos jovens açorianos para que aproveitem as oportunidades nas suas ilhas
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, terminou a sua visita de dois dias a Santa Maria satisfeito com a quantidade de jovens que encontrou “felizes por estarem a trabalhar e por se terem conseguido fixar na sua ilha”, ao mesmo tempo que ajudam a criar “emprego, produtos e riqueza”.
No entender do Presidente do Parlamento açoriano, esta é a prova de que é possível “mitigar e ultrapassar o grande desafio da Autonomia”, que é o problema demográfico, pelo que deixou dois apelos diretos na hora da despedida: um primeiro apelo dirigido “a todos os agentes do desenvolvimento, para que se unam na obrigação de criar condições para que os nossos jovens se possam fixar nas nossas ilhas”, e outro dirigido aos próprios jovens, para que “aproveitem essas oportunidades, sejam empreendedores e arrisquem”.
Depois de ter visitado projetos de jovens empreendedores, nomeadamente a empresa (RE) COMEÇAR e a empresa Cantinho das Aromáticas – Santa Maria, o Presidente Luís Garcia manteve o futuro dos jovens no centro das suas preocupações, arrancando o segundo dia de trabalho com uma visita à Escola Básica e Secundária de Santa Maria, onde reuniu com o Conselho Executivo.
O Presidente do Parlamento açoriano quis também dar uma palavra aos empresários locais, tendo reunido na terça-feira de manhã com a Associação Comercial e Industrial da Ilha de Santa Maria e com a Delegação de Santa Maria da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.
No final dessa reunião, reconheceu que ainda há empresários com queixas relativamente ao setor dos transportes, sobretudo transporte de cargas, que considera “outro dos grandes problemas” da região. “Demos um grande salto, com a tarifa Açores e com mais oferta de voos, mas ainda há muito trabalho a fazer”, acrescentou.
Da parte da tarde, o Presidente Luís Garcia foi visitar o Teleporto Espacial e a Estação RAEGE Az, onde foi mais uma vez surpreendido pela quantidade de jovens com trabalho qualificado que o projeto permitiu que se fixassem em Santa Maria.
A agenda oficial da visita do Presidente da ALRAA terminou com uma reunião com a Mesa do Conselho de Ilha de Santa Maria, onde foram abordadas as principais preocupações dos marienses, terminando assim o périplo por todas as ilhas da região com que se comprometeu no início do seu mandato.
ALRAA/RÁDIOILHÉU