A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), coordenou, desde as 10h46 (horas locais) de quarta-feira, 4 de janeiro, até hoje, o resgate médico de uma passageira, que sofreu um trauma torácico e hemotórax, devido a uma queda, a bordo da embarcação de cruzeiro “SPIRIT OF ADVENTURE”.
A mulher de 82 anos, de nacionalidade inglesa, apresentava ainda um historial clínico de diabetes e hipertensão, tendo sido considerada a necessidade de retirada imediata por meio aéreo.
O navio, com bandeira do Reino Unido, a navegar a 1056 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 1955 quilómetros, a sudoeste de Ponta Delgada, foi divergido desde a área de busca e salvamento de Norfolk (EUA) para as proximidades da Ilha Terceira.
O MRCC Delgada solicitou o apoio ao Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), da Força Aérea Portuguesa, que empenhou a aeronave EH-101, que viria a resgatar a mulher e que de imediato a transportou para a Base das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou hoje, 7 de janeiro, às 09H35 (horas locais). A paciente foi de seguida encaminhada para unidade hospitalar local.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, um helicóptero EH-101 e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
MARINHA/RÁDIOILHÉU