A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, adiantou esta quinta-feira que o Governo dos Açores vai investir mais de 1,5 milhões de euros (€1.520.000,00) na Juventude no próximo ano, em áreas como a promoção da cidadania e formação dos jovens e a mobilidade dentro e fora da região.
A governante falava na audição da Comissão de Assuntos Sociais sobre o Plano e Orçamento da Região para 2023, na Assembleia Legislativa dos Açores, no Faial.
Conforme explicou Maria João Carreiro, estes documentos orçamentais “são realistas, porque estão alinhados com a execução dos últimos anos, e incorporarem, à semelhança dos anos anteriores, a dotação de uma verba para o pagamento de compromissos assumidos pelo anterior Governo Regional”.
A titular da pasta da Juventude elencou algumas das novas ações inscritas no Plano de Investimentos para o próximo ano, como o Programa de Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem – AECT, com uma dotação de 75 mil euros, e o Programa de Apoio a Atividades Formativas e Vocacionais de Jovens em Risco em Contexto de Programas Educativos Adaptados – RE(AGE), com uma dotação de 30 mil euros.
A preparação e implementação da primeira fase da construção do Plano Regional para a Literacia e Participação Democrática Jovem arranca também no próximo ano com a elaboração de um estudo para aferir o estado de literacia e participação democrática dos jovens, com uma dotação inicial de 35 mil euros.
Maria João Carreiro destacou, também, o reforço da verba para o programa MOOV, de 75 mil euros este ano para 80 mil euros em 2023, para apoiar a mobilidade na região de formandos das escolas profissionais para efeitos de estágio curricular e para apoiar a visitas de estudo de alunos das escolas açorianas às escolas profissionais da região.
O apoio ao associativismo, através do Programa de Incentivo ao Associativismo Juvenil (PIAJ), do Programa de Incentivo ao Associativismo Estudantil (PIAE) e do Programa de Apoio a Infraestruturas e Equipamentos (PAIE), com uma dotação de 200 mil euros, voltam a ter uma grande aposta do Executivo açoriano para a juventude açoriana.
Maria João Carreiro concluiu que o investimento no próximo ano traduz “a ambição, vontade política e compromisso do Governo dos Açores com a juventude açoriana”.
GRA/RÁDIOILHÉU