A Polícia de Segurança Pública, através do Núcleo de Armas e Explosivos, do Comando Regional da PSP dos Açores, durante o mês de setembro de 2022, na sequência de várias ações de fiscalização, levadas a efeito por elementos da Brigada de Fiscalização deste Núcleo, direcionadas aos proprietários de armas e à verificação das condições de segurança na guarda das mesmas, apreenderam 5 armas de fogo, tipo espingardas (cf. fotograma).
As armas apreendidas encontravam-se na posse dos seus proprietários, fora das condições previamente estabelecidas para a segurança destas, conforme o regime jurídico das armas e suas munições ara o acautelamento das mesmas.
Desta ação, resultou ainda na entrega de mais 6 armas de fogo, cinco espingardas e uma pistola, perdidas a favor do Estado, pelo facto dos seus proprietários não pretenderem dar continuidade ao seu uso e porte.
As ações de fiscalização integram a estratégia operacional do Comando Regional da PSP dos Açores e visam o controlo de armas de fogo e a verificação dos requisitos legais para o seu uso e porte ou detenção.
CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU