O Bloco de Esquerda quer saber se o processo de classificação da Casa do Pilar, na cidade da Horta, está concluído e se o Governo Regional tem conhecimento de algum projeto em concreto para a recuperação do edifício.
No início do ano de 2020 foram realizadas diligências tendo em vista a classificação da Casa do Pilar, com o objetivo de promover a sua recuperação, mas o procedimento foi interrompido pela Administração Regional.
Em resposta a um requerimento do mesmo teor, em junho do ano de 2021, o Governo Regional assumiu ter conhecimento da situação atual da Casa do Pilar e que o processo de classificação como Imóvel de Interesse Público estava em reapreciação na Direção Regional da Cultura, “face à entrega de novos elementos fotográficos” que permitiriam a reconstituição necessária do edifício.
Em resposta ao mesmo requerimento, o governo regional assumiu também que iria promover uma estreita cooperação entre turismo, ambiente e cultura, na preservação, valorização e conhecimento do território e do património cultural móvel e imóvel.
Passado mais de um ano, o Bloco de Esquerda quer saber quais foram os desenvolvimentos relativamente a este assunto, e pergunta também se o Governo Regional tem conhecimento de algum projeto em concreto para a recuperação deste edifício.
BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU