A MiratecArts liderou o concurso para livros ilustrados, apresentando o “AnimaPIX Prémio 2022 – Livro Ilustrado” a duas obras, uma representando as submissões nacionais, Portugal, e um segundo prémio para livro internacional, que ainda não tenha sido publicado em território nacional.
O júri foi composto pela artista e colaboradora da MiratecArts, desde o primeiro dia, Inês Ribeiro, o designer Nelson Lopes e liderado por Regina Pessoa, a mais galardoada cineasta de animação portuguesa, e madrinha do festival de animação na ilha do Pico, AnimaPIX.
“O menino que queria ver a baleia-azul a passar nos Açores”, o conto de Isabel Mateus, ilustrado por Filipe Gomes, venceu a categoria nacional. A presidente do júri, Regina Pessoa, referiu nas suas notas que a obra venceu o prémio “por ilustrar um episódio com forte ligação às raízes e história da ilha do Pico, e dos Açores, com um equilíbrio visual muito bem conseguido e elegante, entre a estética utilizada, o público alvo e o tema tratado.” O ilustrador Filipe Gomes recebe o prémio, que inclui 500€, a oportunidade de ilustrar um futuro cartaz do festival, e ainda uma coleção de livros.
Quanto às obras internacionais, a vencedora veio de Taiwan e vai receber publicação, em português, através da editora Néveda Ent. “Era uma vez, um comboio na ilha” por Yiwen Huang recebe assim o AnimaPIX Prémio 2022 – Livro Ilustrado. “Este trabalho revela o elevado nível artístico que o livro ilustrado para crianças pode conseguir: grande qualidade artística das ilustrações e sofisticação entre a técnica e estética usada e a composição das imagens,” anotou Regina Pessoa.
O diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa, durante a apresentação, que aconteceu na Feira do Livro de Lisboa, notou que “obras vieram desde o Brasil ao Japão e os livros agora fazem parte da biblioteca do festival, que acontece anualmente no mês de dezembro, na Madalena do Pico. Este festival é direcionado para mais de 1200 crianças e jovens com programação diversificada desde o livro ilustrado à animação na tela com grandes filmes, entre eventos paralelos com artistas ao vivo.”
A presença da MiratecArts na Feira do Livro de Lisboa foi a convite da empresa Essência do Livro. A MiratecArts está a celebrar a décima temporada de programação do Pico para o mundo e promove mais de 770 criativos das 9 ilhas do arquipélago dos Açores.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU