PONTA DELGADA | Berta Cabral presidiu à inauguração do Núcleo Interativo e Digital Domingos Rebelo
A Secretária Regional da Mobilidade, Transportes e Infraestruturas, Berta Cabral, presidiu esta tarde, em Ponta Delgada, em representação do Presidente do Governo Regional, à inauguração do Núcleo Interativo e Digital Domingos Rebelo (NIDDORE).
Na sua intervenção, a governante começou por enaltecer a “merecida homenagem a um dos maiores nomes da cultura açoriana” que é prestada com este núcleo.
“À semelhança do espírito empreendedor, criativo e interventivo de Domingos Rebelo”, este projeto digital é também “um exemplo de empreendedorismo e superação”, sublinhou a governante.
A Secretária Regional lembrou ainda que o NIDDORE agrega “um importante potencial para o turismo”.
“Projetos como este introduzem novas formas de transmitir as nossas características etnográficas aos que nos visitam, aprofundam a imersividade das experiências dos turistas e reforçam o papel das escolas como centros de «Saber»”, reforçou.
Berta Cabral enalteceu ainda o facto de este projeto, em concreto, surgir “num momento particularmente interessante”, numa altura em que “existe também uma aposta reforçada no desenvolvimento do turismo cultural”, não só como “fator de diversificação do produto turístico, mas também como elemento de afirmação da nossa essência insular atlântica”.
Este projeto visa fortalecer a identidade açoriana através de recursos e meios informáticos e tecnológicos, estimular a utilização das TIC nos alunos e professores, de forma a criar e a disponibilizar conteúdos bilingues inovadores e interativos que ilustrem a História da Escola, a evolução do ensino e o conhecimento sobre Domingos Rebelo.
O NIDDORE tem ainda como objetivo promover a sociedade da informação e do conhecimento, mediante a produção de conteúdos educativos transversais a diversas áreas científicas, que vão ao encontro das aprendizagens significativas dos estudantes, promover a literacia digital e as competências tecnológicas, permitir o acesso à desmaterialização da informação, disponibilizada através de uma plataforma online em português e em inglês que possibilite, a todos os utilizadores, o conhecimento e a interação, independentemente do local onde se encontrem e disponibilizar uma ‘cloud’ recetora de informação e documentação relativa à história da escola e do seu patrono.
Os conteúdos a serem visualizados neste Núcleo Interativo e Digital foram concebidos por um grupo de docentes apoiados por estagiários ao abrigo dos Programas L e T.
Trata-se de um projeto de interesse público regional que irá abrir as suas portas à comunidade, mediante visitas guiadas. Tem fins didáticos e culturais e não possui qualquer finalidade lucrativa.
GRA/RÁDIOILHÉU