ÚLTIMAS

AÇORES | Clélio Meneses reiterou no Congresso dos Enfermeiros agradecimento a todos os profissionais da região

| Fotos: SRSD
604views

O Secretário Regional da Saúde e Desporto elogiou na quinta-feira o trabalho dos enfermeiros açorianos na linha da frente da pandemia e manifestou “a gratidão de todos os açorianos” para com estes profissionais de saúde.

Falando no VI Congresso dos Enfermeiros, reunido em Braga, Clélio Meneses elogiou a postura da classe em “tempos de medo”, e relevou a “resposta de coragem” por parte da mesma.

“Na pandemia prestaram um trabalho extraordinário. Os Açores conseguiram ser a região do país com as mais baixas taxas de incidência e de mortalidade, e isso deveu-se fundamentalmente aos enfermeiros”, disse.

O governante destacou ainda o espírito de missão dos enfermeiros açorianos, nos processos de testagem e vacinação, em todas as ilhas, cujo resultado foi a inoculação de mais de 550 mil vacinas e a realização de mais de um milhão de testes.

“Foi todos os dias, sem horas, sem família, sem lazer e sem nada daquilo que nos retempera as forças quando estamos exaustos”, frisou o governante.

“A forma que encontramos de manifestar essa gratidão, foi pagar dívidas aos enfermeiros “, disse Clélio Meneses, sublinhando que o Governo dos Açores regularizou e valorizou carreiras de enfermagem “que estavam há anos a aguardar essa valorização”.

Neste âmbito, o Secretário Regional da Saúde e Desporto realçou a postura colaborante das partes envolvidas nas negociações, e o facto de ter sido encontrada uma solução “com todos”. 

“Como sempre disse, não é favor nenhum, é apenas o pagamento de uma dívida aos enfermeiros, que tanto trabalharam, que tanto se dedicaram e nunca viraram a cara ao trabalho, à coragem e ao próximo, mesmo que não visse retribuído o seu esforço”, frisou.

O Secretário Regional da Saúde manifestou ainda ao congresso o empenho do executivo açoriano em criar mais condições para fixar enfermeiros no arquipélago e apontou as iniciativas de criação do enfermeiro de família e de um regime de incentivos para os que queiram fixar-se nas ilhas.

O VI Congresso dos Enfermeiros decorre em Braga e junta cerca de 1.500 profissionais de todo o país. “Todos pela Saúde” é o tema dos trabalhos do Congresso, que regressa agora após uma interrupção de dois anos provocada pela pandemia por covid-19.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.