ATUALIDADE | Chega apresenta Voto de Congratulação dos 500 anos da elevação da Lagoa a Vila e Sede de Concelho
A Lagoa celebrou recentemente os 500 anos da elevação a vila e sede de concelho, tendo o CHEGA apresentado um voto de congratulação por este marco histórico daquele concelho de São Miguel.
Constituído por cinco freguesias – Santa Cruz e lugar dos Remédios; freguesia de Nossa Senhora do Rosário e lugar da Atalhada; freguesia de Água de Pau e lugar da Caloura; freguesia da Ribeira Chã e freguesia do Cabouco – o concelho da Lagoa foi dos primeiros lugares de São Miguel a ser povoado e a sua centralidade geográfica ditou o seu desenvolvimento e crescimento populacional.
O deputado José Pacheco destacou os momentos históricos por que passou a Lagoa ao longo dos séculos, depois de ter sido elevada a vila e sede de concelho, por carta régia de D. João III a 11 de Abril de 1522.
O parlamentar do CHEGA lembrou a cultura da laranja, que no século XIX fez prosperar a vila, mas também o novo fulgor industrial trazido pelas novas culturas como o tabaco, a beterraba e a chicória que levaram a um significativo desenvolvimento económico.
As pescas, a agro-pecuária e recentemente o sector do turismo ditaram um novo fulgor de desenvolvimento para a Lagoa que foi elevada a cidade a 22 de Março de 2012, por deliberação do Governo dos Açores.
O voto de congratulação apresentado pelo CHEGA foi aprovado por unanimidade.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU