AÇORES | Governo financia projetos abrangidos pelas políticas regionais para a conservação marinha e gestão de recursos
A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional das Pescas, vai financiar em 2022 dois projetos que vão permitir tomar decisões mais sustentadas, no que respeita à determinação das possibilidades de pesca, implicando um maior rigor na análise, implementação e controlo das quotas anuais atribuídas, e, por outro lado, dar resposta às atuais imposições comunitárias para o setor.
O Programa de Monitorização dos Recursos Costeiros (MoniCo), de natureza plurianual, integra o plano geral de monitorização do espaço marítimo costeiro sob gestão da Região Autónoma dos Açores.
O Plano de Monitorização de Contaminantes em Organismos Marinhos para Consumo Humano integra objetivos de monitorização de contaminantes e os consequentes efeitos biológicos nas espécies comerciais.
Os níveis de contaminação encontrados vão permitir reportar informação obrigatória, bem como alertar para os níveis considerados preocupantes para o consumidor.
Ambos os projetos, protocolados com o IMAR – Instituto do Mar dos Açores, vão responder às atuais exigências nacionais e comunitárias de carácter administrativo e legal, respondendo às políticas de conservação marinha e de gestão de recursos costeiros.
GA/RÁDIOILHÉU