ÚLTIMAS

TERCEIRA | SOLO9VIOLA sobe ao palco do Teatro Angrense

855views

SOLO9VIOLA com música original e arranjos de músicas tradicionais pelo músico Evandro Meneses sobe ao palco do Teatro Angrense, sexta-feira, 10 de dezembro. 

Depois de estrear no Festival Cordas, na ilha do Pico, e da digressão de promoção que levou o projeto ao Porto e à maior feira de músicas do mundo, Womex, o músico terceirense volta a casa para a estreia deste projeto único na sua ilha natal. 
Em três andamentos, o espetáculo transporta-nos desde o original presente a um potencial futuro da Viola dos Dois Corações, assim como novos arranjos de músicas tradicionais, num andamento que nos leva a uma viagem pelas 9 ilhas, destacando assim o instrumento mais único da nossa região. “Sinto-me confiante e com grande sentido de responsabilidade” expressa Evandro Meneses. “No final, estarei a representar um instrumento tão nosso, por isso é necessário demonstrar, em aproximadamente 60 minutos, toda a potencialidade da Viola. Tenho o grande objetivo de demonstrar desde o mais simples e tradicional, ao mais complexo e erudito.”

“A minha inspiração para a composição desta obra tem sido abrangente” continua o músico. “Uma das grandes dificuldades de compor para viola a solo é tentar que a música não se sinta despida, que não seja a tradicional melodia com baixos. Tento sempre que haja uma ambiência à volta de todos os temas compostos. É claro que uma das minhas principais inspirações é Carlos Paredes, seja nos seus temas, seja na sua técnica, sinto que é uma boa referência para este tipo de projeto e obra.”

Produtor de SOLO9VIOLA e diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa, desafiou o jovem a criar este espetáculo único com o intuito de construir algo que pode muito bem representar os Açores pelo mundo. “Temos que confiar e investir nos nossos jovens artistas para levar mais além o que é de referência neste arquipélago, por isso pretendemos promover este espetáculo como um cartão postal dos Açores para o mundo” avança Terry Costa.

Evandro Meneses é natural da Vila das Lajes, frequentou o Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, por 10 anos, as aulas de Viola da Terra, Formação Musical, Guitarra Clássica, História da Música, Análise e Técnicas de Composição e Acústica. Em 2017 adquire a licenciatura de Guitarra Clássica e Composição Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2018 é admitido no Instituto Piaget para a realização do Mestrado em Ensino da Música. Para além da vida académica, é autodidata de vários instrumentos musicais, é professor, produtor e diretor musical, maestro e compositor. Desde 2019 gere o E.M. Estúdio.

Bilhetes para SOLO9VIOLA, sexta 10 de dezembro no Teatro Angrense, já estão disponíveis na Câmara Municipal de Angra e no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.