XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 25 de Janeiro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
231views

Os índices da região Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados de forma estável. O Nikkei 225 japonês manteve-se inalterado, o S&P ASX 200 australiano valorizou 0,45% e o Kospi recuou cerca de 0,15%.

As bolsas na China voltaram a registar fortes ganhos, de cerca de 2,0%, impulsionadas pelos potenciais programas de estímulos anunciados pelo governo.

Na europa, os principais índices estão a ser negociados de forma flat esta manhã, apesar da forte recuperação ontem registada pelo DAX.

Decisão do BCE e PIB referente ao 4º trimestre nos EUAA sessão de hoje será marcada por dois momentos. Os investidores vão estar atentos à decisão sobre as taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) às 13h15, bem como a conferência de imprensa de Christine Lagarde, que será realizada 30 minutos após a decisão.

Não se esperam mudanças sobre as taxas de juro para esta reunião, mas a conferência de imprensa será acompanhada de perto, uma vez que nas últimas duas semanas o tema acerca dos juros na Zona euro foi comentado por vários membros do BCE, incluindo a Presidente Christine Lagarde, que referiu que os juros poderiam baixar no Verão, nomeadamente em junho.

Espera-se que a Presidente do BCE volte a falar sobre a trajetória dos juros e que dê mais detalhes sobre os próximos meses em termos da condução da política monetária.

Durante a tarde, os investidores vão focar-se também nos dados sobre o PIB referentes ao 4º trimestre dos EUA, onde se espera que a economia americana recue para os 2%, em comparação com o último trimestre. Para além dos dados sobre o PIB, serão também conhecidos alguns dados sobre o PCE, que é acompanhado de perto pela Reserva Federal para avaliar a trajetória da inflação.


Earnings em destaque: Resultados da TeslaOs resultados da Tesla não foram suficientes para mudar o sentimento em torno dos investidores.
A empresa apresentou lucros no quarto trimestre de 71 cêntimos por ação, enquanto que os analistas esperavam EPS de 73 cêntimos.

As projeções para os próximos meses também não foram animadoras, depois de a empresa ter referido que o crescimento de volume de veículos para este ano poderá ser inferior ao registado em 2023.

As ações da Tesla recuaram durante o after-hours, após a publicação dos resultados trimestrais.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.