XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 24 de Julho de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
424views

Mercados Internacionais

O sentimento em Wall Street enfraqueceu após os resultados de ontem da Alphabet, Tesla e Visa. No caso dos futuros do Nasdaq-100, estão, neste momento, a desvalorizar perto de 1%.

Durante a sessão asiática também voltámos a assistir a novas quedas nos índices.

Na Europa, o sentimento também é negativo, com o índice alemão a não conseguir manter a tendência de alta que começou no início da semana. Neste momento, o DAX está a desvalorizar perto de 0,7%.

Resultados trimestrais da Alphabet e Tesla

Apesar de os resultados do segundo trimestre terem sido melhores do que o previsto, as ações da Alphabet perderam 3% durante o “after-hours” e estão agora a perder mais de 2%. As receitas do Google Cloud aumentaram quase 29% em relação ao ano anterior, para 10,35 mil milhões de dólares; todas as principais medidas de crescimento tiveram um bom desempenho. Apenas as receitas do YouTube ficaram aquém das expectativas. Os ganhos por ação (EPS) e as receitas excederam as expectativas de Wall Street

As ações da Tesla desvalorizaram quase 8% após uma queda dececionante nos lucros do segundo trimestre. A empresa espera entregar muito menos carros este ano do que em 2023. As receitas superaram as expectativas, mas os lucros por ação foram muito mais fracos.

Calendário económico – Dados preliminares sobre a atividade económica na Europa e nos EUA

Os primeiros resultados das “megacaps” americanas não conseguiram melhorar o sentimento dos índices; tanto a Tesla como a Alphabet perderam terreno nas negociações antes da abertura do mercado. Hoje, o mercado estará atento aos dados que poderão convencer os investidores de uma probabilidade ainda maior de cortes nas taxas por parte da Reserva Federal dos EUA (Fed) no Outono. As estimativas dos economistas apontam para que não haja alterações significativas nos índices PMI da Europa em relação a junho, esperando-se que os serviços continuem a ser fortes, com uma ligeira recuperação na indústria transformadora.

As expectativas para os dados dos EUA apontam para um arrefecimento muito ligeiro nos serviços contra uma situação quase inalterada na indústria transformadora. O mercado espera que os dados estejam firmemente acima da marca dos 50, que continua a ser a fronteira “convencional” entre o abrandamento e a expansão económica. Após os dados de ontem do API, que indicaram uma queda mais forte do que o previsto nos inventários de petróleo, os dados oficiais de hoje da EIA podem novamente aumentar a volatilidade no mercado do petróleo. Além disso, hoje nos EUA, a IBM (IBM.US) apresentará os resultados.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.