XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 19 de Janeiro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
233views

Os índices da Ásia-Pacífico, com exceção dos índices chineses, estão a ser negociados em terreno positivo, depois de os índices dos EUA terem fechado em alta ontem. O Kospi e o Nikkei estão a valorizar cerca de 1,20-1,50%.

Os índices chineses estão novamente entre os ativos mais fracos, apesar de uma melhoria no sentimento global. O HSCEI e o HSI estão a recuar entre 1,10% e 1,50%.

Na europa, os índices abriram em terreno positivo na sua generalidade.

China apela à resolução dos conflitos no Mar Vermelho

A China apelou às partes envolvidas para restaurar e garantir a segurança da circulação marítima no Mar Vermelho para manter o bom funcionamento das cadeias de abastecimento globais e a ordem normal do comércio internacional, o comunicado foi avançado pelo Ministério do Comércio na quinta-feira.

Calendário económico

O calendário económico de hoje inclui várias publicações interessantes. Embora não haja relatórios macroeconómicos que possam causar grande impacto nos mercados.

Os relatórios sobre as vendas a retalho do Reino Unido e do Canadá deverão mostrar uma queda em termos mensais.

Os dados do Reino Unido deverão ser de -0,5% em relação ao mês anterior, enquanto os dados do Canadá deverão ser de -0,1% em relação ao mês anterior.

Durante a tarde, as atenções dos investidores deslocar-se-ão para os EUA, onde será divulgado o relatório da Universidade de Michigan e vários membros da FOMC, incluindo Barr e Daly, farão discursos.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.