Os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados de forma mista. Os índices chineses subiram cerca de 0,85% para até 1,45%. O índice japonês Nikkei 225 recuou 0,10%, enquanto o australiano S&P/ASX200 subiu 0,30%.
Incerteza em torno do Iene Japonês mantém-se
O Ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, afirmou esta sexta-feira que as intervenções cambiais devem ser efetuadas de forma cautelosa, depois de os dados sugerirem que o país utilizou uma enorme reserva de divisas nas suas recentes operações de compra de ienes.
Calendário económico: Relatório do NFP no centro das atenções
O calendário económico de hoje será marcado por várias publicações importantes que poderão ter impacto nos mercados. Os investidores estarão atentos aos dados do mercado de trabalho dos EUA, por volta das 13:30h. No entanto, o relatório do PIB da zona euro e os dados do mercado de trabalho canadiano também serão acompanhados de perto.
Até ao momento, os dados ADP de quarta-feira mostraram fraqueza. Da mesma forma, os dados do JOLTS e os pedidos semanais de desemprego indicaram que o mercado de trabalho parece estar a começar a arrefecer. No entanto, as expectativas para o relatório NFP de hoje sugerem um aumento no emprego para 185.000 em comparação com os 175.000 registados no mês passado. A taxa de desemprego esperada permanece em 3,9%, a mesma do mês anterior.
Os dados de hoje serão extremamente importantes, pois poderão alterar as perspetivas sobre as taxas de juro e poderão inclusive antecipar uma redução dos juros se o NFP mostrar efetivamente sinais de fraqueza, apesar de não serem estas as expectativas do mercado para o relatório de maio.