SÃO JORGE

VELAS | ‘Ser Ilhéu’ é o tema das Festas de São Jorge 2023

830views

O Município de Velas e a Associação Cultural de Velas promovem mais uma edição das Festas de São Jorge, a qual tem como tema central “Ser Ilhéu”.

As celebrações iniciaram-se domingo, dia 23 de Abril, o Dia Maior do Concelho, Feriado Municipal, Dia do Patrono o Santo São Jorge, com a Entronização de Novos Confrades da Confraria do Queijo de São Jorge, seguida da Missa na Igreja Matriz de Velas e Procissão que percorreu as principais ruas do Centro Histórico da Vila, assim como a realização da Sessão Solene, este ano presidida por Sua Ex.ª o Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, Dr. José Manuel Rodrigues, durante a qual foram homenageados com a entrega da Medalha de Prata do Município três ilustres Cidadãos do Nosso Concelho, pelo importante papel que têm desempenhado na Sociedade Jorgense em geral, e Velense em particular, na promoção, divulgação e manutenção das Nossas Tradições, materializando o que, no entender do Município é o “Ser Ilhéu”.

António Oldemiro Pedroso foi um dos homenageados tendo em conta o trabalho que desempenhou enquanto Deputado Regional da Assembleia Legislativa dos Açores, bem como o papel fundamental que tem desempenhado ao longo dos anos na sociedade Jorgense enquanto Músico e Artista, pelo dinamismo empresarial, contribuindo para o progresso coletivo da Nossa Ilha e, em particular, do Nosso Concelho. 

Outro dos homenageados foi Armando Amarante Sequeira, pelo papel que tem desempenhado na Nossa Terra, mas também além-fronteiras, enquanto Mestre e Formador na arte da Cozinha, contribuindo assim para a promoção da Nossa Gastronomia, bem como para o progresso coletivo da Nossa Ilha.

Homenageado foi igualmente Carlos Azevedo pelo importante papel desempenhado enquanto músico e Maestro, sendo parte integrante de diversas Filarmónicas da Ilha à várias décadas, firmando culturalmente o nome da Nossa Terra e em particular no Nosso Concelho, contribuindo assim para a prossecução da Nossa Cultura e Tradições.

Ainda no dia 23, destaque para a apresentação do livro “Da Ciência, do Amor e do valor da Vida – Relatos e Padrões da Identidade dos cuidados Paliativos”, da autoria da Dra. Isabel Galriça Neto, tendo o primeiro dia das festividades terminando com o concerto do conceituado Grupo Jorgense Tributo no Auditório Municipal de Velas.

O segundo dia das Festas este ano foi dedicado à Gastronomia, com o evento “CheeseINature”, onde o destaque foi para o Queijo de São Jorge DOP, promovendo a Ilha e o Concelho por via do que denominamos como a Nossa Joia da Coroa, tendo por base a marca registada “Velas, Capital do Queijo”, numa parceria com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, através do Núcleo Empresarial de São Jorge, por via de uma candidatura conjunta ao Quadro Comunitário de Apoio PO2020.

Neste dia decorreu o debate, dividido em dois painéis, onde participaram diversas individualidades convidadas para o evento, assim como realçar o workshop dedicado às crianças preparado pelo Chef José Maria Moreira e Chef Vítor Sobral que decorreu na Escola Básica e Secundária de Velas.

Já o feriado do 25 de abril, é dedicado a provas desportivas, com destaque para a corrida da liberdade. Pelas 15h00, o centro da Vila das Velas recebe os cortejos dos Grupos de Folclore e Etnográfico do Concelho, assim como o desfile dos carros alegóricos alusivos à temática central das festividades – “Ser Ilhéu”, em representação das seis Freguesias do Concelho.

A noite termina com a atuação da Fadista Jorgense Lina Ávila, acompanhada ao piano por Dinis Moreira, no Auditório Municipal, que encerrou a programação das celebrações, após uma intervenção da Presidente da Assembleia Municipal das Velas, Eng.ª Lena Amaral.

Segundo Luís Silveira, Presidente da Edilidade, o Município continua a trabalhar para dinamizar a Nossa Terra, por via da Nossa Cultura e Tradições, aquilo que de melhor temos para oferecer, nomeadamente as Nossas Belezas Naturais, as Fajãs – Reserva da Biosfera, a Nossa Gastronomia, coroada com o Queijo De São Jorge DOP, com mais de 500 anos de História, assim como o bem receber das Nossas Gentes, para acolher todos aqueles que nos escolhem para o seu destino de férias.

CMV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.