LOCAL

VELAS | Clélio Meneses presidiu à inauguração de ampliação de complexo desportivo

© Governo dos Açores
347views

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, presidiu esta terça-feira à inauguração da ampliação do complexo desportivo de “Entre os Morros”, na vila de Velas, em São Jorge.

Obra da responsabilidade da Câmara Municipal local, o parque desportivo contempla uma vasta zona verde, e conta com espaços dedicados à prática de diversas modalidades.

Clélio Meneses elogiou a iniciativa da autarquia presidida por Luís Silveira e fez questão de relevar a oportunidade da inauguração “um dia após o levantamento do Plano Regional de Emergência”, ativado a 23 de março deste ano, devido à crise sismo-vulcânica, “e em plena Semana Europeia do Desporto”.

A crise sismo-vulcânica “foi um tempo de enorme exigência para todos”, considerou o governante, elogiando a população da ilha “pelo esforço e a forma correta como se envolveram, partilhando solidariedade”.

No âmbito da Semana Europeia do Desporto, o governante revelou que “cerca de 1.100 pessoas, o dobro do ano passado, aderiram em São Jorge à iniciativa e vão praticar desporto, esta semana, inseridas em 20 modalidades”.

“O caminho é este, o da prevenção”, considerou Clélio Meneses, exortando os jorgenses para que aproveitem o espaço agora inaugurado, para praticarem desporto.

“Em Portugal, um dos países com menos atividade física da europa, cerca de 73% das pessoas não tem qualquer atividade física. São números altamente preocupantes”, frisou.

“O que estamos a fazer nos Açores é garantir condições, e a promover uma estratégia que seja clara, para que as pessoas percebam que através da atividade física promovem a saúde”, sublinhou.

A ampliação do complexo desportivo “Entre os Morros”, agora inaugurada, resulta da 2ª fase de reabilitação urbana da vila de Velas, e permitiu o alargamento da zona verde e a construção de um’ skate park’.

A edilidade anunciou uma 3.ª fase, que contemplará outras modalidades desportivas e a construção de um complexo de piscinas.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.