TOPO | Sismo de 1980. Ferrer Peneque partilha memórias do 01 de janeiro de 80. (c/entrevista)
No passado dia 01 de janeiro de 2022, fez 42 anos do sismo de 80 muito sentido na Ponta do Topo. Nesse dia, Ferrer Peneque, era o Presidente de Junta de Freguesia do Topo que partilhou algumas memórias ainda bem presentes connosco. Como Presidente da Freguesia do Topo, com poucos meios na altura, acompanhou de perto e relatou-nos os dias seguintes ao primeiro de janeiro de 1980.
Ferrer Peneque contou-nos um pouco sobre as várias entidades que se deslocaram cá, como foi o caso do General Ramalho Eanes, o primeiro a chegar à Vila do Topo. Poucos dias depois chegava, o Primeiro-Ministro de Portugal, Cavaco Silva. O medo naquele dia fez com que várias pessoas viessem para o Centro da Vila do Topo, vindos do Canto D’Norte, Engenho e outros sítios da Freguesia e se abrigassem na Vila.
A população estava com receio que se repetisse outro sismo. Dois meses depois do Sismo, saiu a última pessoa de casa do Senhor João Teodoro Brasil, casa essa onde muitos se abrigaram nesses dias. Na opinião do antigo Presidente de Junta, o sismo “foi bom para quem escapou com vida… foi mau para quem se sucumbiu neste dia…”.
Ferrer Peneque salientou que tirando a dor destes dias, depois do sismo de 1980 “houve uma mudança para melhor” nesta Ponta da Ilha na vida da população.
Imagem e Entrevista: Maurício de Jesus, a Rádio Ilhéu na Vila do Topo, Ilha de São Jorge.