VÍDEOS | REPORTAGENS

TOPO | Cortejo Tradicional, uma marca cultural (c/reportagem)

962views

Foi com o pau e o louro no meio das pernas amarrado que, no dia 1 de maio do corrente ano, a manhã no lugar do Barreiro começou a ser preparada com todo o cuidado e atenção para receber o 1º cortejo de 2024 na Freguesia do Topo, localizada no concelho da Calheta, da ilha de São Jorge. O cortejo contou com cerca de meia centena de juntas de bois do gado de denominação de origem protegida e fez as delícias dos presentes.

Do mais pequeno ao maior, do mais novo ao mais velho, esta é uma época de perpetuar a cultura topense com o convívio e amizade que muito caracterizam esta ponta da ilha e São Jorge.
Pelo 2º ano consecutivo, Júnior Silva organizou este cortejo que contou, este ano, com a família a marcar presença num evento que envolve muito trabalho e entreajuda de todos os que participam e colaboram.

Em São Jorge, esta é uma marca identitária que se diferencia e contém muito carisma e brilho por aqueles que participam ou por aqueles que pela primeira vez descobrem esta cultura açoriana.

Do beijo ao abraço, para perto ou para longe, as opiniões são unânimes. A cultura jorgense é importante, distinta e sentida por aqueles que sentem o ser ilhéu açoriano que se une entre a ilha e o ilhéu, separados por vezes pelo oceano Atlântico.

Música: Tributo;

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.